Residência Manhwaricano / Rieuldorang Atelier

Residência Manhwaricano / Rieuldorang Atelier - Mais Imagens+ 26

Manhwa-ri, Coreia do Sul
  • Arquitetos: Rieuldorang Atelier; Rieuldorang Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  144
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yoon Joonhwan
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Canadawood, Eden, FAKRO
  • Arquiteto Responsável: Kim Seongyoul
  • Outro Participante : Lee Hansae
  • Cidade: Manhwa-ri
Mais informaçõesMenos informações
© Yoon Joonhwan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Houve um tempo em que o livro "botong-ui jonjae" (Normal Being) foi o mais vendido na Coréia. O livro trata sobre a beleza encontrada na vida cotidiana e seu ponto de vista se tornou um fenômeno natural no país, fazendo o público refletir sobe o passado e ser confortado pela situação que tornou-se mais difícil de viver do que antes.

© Yoon Joonhwan
© Yoon Joonhwan

Com o objetivo de descobrir a beleza nas coisas ordinárias, é necessário ter uma sensibilidade quase poética para olhar o cotidiano do passado por um outro ponto de vista. O projeto começa a partir do questionamento de como a arquitetura pode adentrar ao mundo emocional. 

© Yoon Joonhwan

Um paradoxo da forma normal 

O terreno é plano e as casas de seu entorno têm formas variadas. Percebe-se que há aqui uma variedade usual. Pensei que a forma paradoxal de reverter essa situação fosse despertar emoções especiais a partir de cenários ordinários. A forma usual das residências é revertida,transformando o tradicional perímetro da casa em um volume puro, subtraído por um contorno que imprime o habitual formato residencial. Assim, ao se reverter a forma comum questiona-se o que de fato é a normalidade. 

© Yoon Joonhwan
Diagrama
© Yoon Joonhwan

O contorno se torna uma abertura e se repete dentro da casa estabelecendo uma sequência e permitindo a presença da luz natural indiretamente. A percepção espacial muda de acordo com as aberturas, as quais se transformam a partir da incidência solar, criando um momento onde transformações ordinárias se tornam momentos especiais. 

© Yoon Joonhwan

O requerimento mais importante do cliente foi o espaço abaixo dos beirais. Em casas suburbanas os beirais têm um um papel importante. Muitas coisas que não se pode fazer em um apartamento são possíveis sobre beirais. É um local onde você pode praticar diferentes atividades sem ser exposta ao clima. Fiquei tocado pela afeição do cliente pela família e queria presenteá-los com uma sensação especial, como um toque especiai no dia a dia. As rotinas se repetem e a paisagem do entorno continua a mesma, porém quando esta família se acostumar com a vida aqui, o esperado é ocasionalmente receber presentes que se transformam com o passar do tempo, e transformam também seu espaço. 

© Yoon Joonhwan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Manhwaricano / Rieuldorang Atelier" [Manhwaricano / Rieuldorang Atelier] 06 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889720/residencia-manhwaricano-rieuldorang-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.