CAU-RJ promove debate “Arquitetura: substantivo feminino”

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro promove debate “Arquitetura: substantivo feminino”

O objetivo é discutir a inserção de arquitetas e urbanistas no mercado profissional, como tornar as cidades mais seguras para as mulheres transitarem, assédio, entre outros temas

Como parte das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) realiza, em 6 de março, uma série de debates aberto ao público, na sede do Conselho. O objetivo é discutir a inserção da mulher no mercado trabalho de arquitetura e urbanismo, equiparação salarial, o papel feminino na construção das cidades mais inclusivas e seguras, assédio nas universidades, entre outras questões importantes.

Denominado “Arquitetura: substantivo feminino”, o evento acontecerá entre 14h e 19h30, na Av. República do Chile, 230, 23º andar. Os interessados devem se inscrever pelo endereço: https://goo.gl/pAfZxj. Haverá espaço destinado às crianças.

Para a conselheira Luciana Ximenes, uma das organizadoras do evento, discutir as questões que perpassam a prática profissional das arquitetas e urbanistas é cada vez mais urgente, considerando que as mulheres são maioria na carreira e nos cursos de graduação. Como as cidades são produzidas e para quem? Qual o papel das instituições públicas na redução das desigualdades entre homens e mulheres em nosso exercício profissional? Quais são os nossos maiores desafios? São questões que o evento pretende debater. “O objetivo é que o CAU/RJ crie mais espaços para essa temática tão relevante para toda a sociedade”, disse Luciana.

O primeiro painel discutirá a participação das mulheres no CAU e em outros Conselhos profissionais, além das políticas destinadas ao mercado de trabalho das arquitetas e urbanistas. Contará com a participação da presidente do CAU/BA, Gilcinéa Barbosa, e da advogada e presidente da Comissão de Mulher do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), Débora Prates, que compartilharão suas experiências.

Em seguida, será a vez de discutir o papel das arquitetas na construção das cidades e como torná-las mais inclusivas e seguras para as mulheres. A arquiteta e urbanista Priscila Gama, desenvolvedora do aplicativo Malalai, que ajuda mulheres a escolher rotas mais seguras para caminhar na cidade, será uma das participantes. As pesquisadoras Poliana Monteiro, Macela Abla e Rossana Tavares contribuirão com o debate. Elas vão abordar a atuação das mulheres na luta pelo direito à cidade, na resistência às remoções e na produção habitacional.

“É fundamental no nosso campo esse debate. Por incrível que pareça, embora algumas mulheres tenham feito pesquisas e de não ser novo, é um tema bastante inédito. O evento é uma oportunidade de o assunto sair da academia. O debate sobre a questão das mulheres e o debate racial são periféricos e acabam interferindo em nossa prática profissional, na forma como são elaborados os planos urbanísticos e os planos diretores”, afirmou a arquiteta e urbanista Rossana Tavares.

O terceiro painel terá como palestrantes Mikhaila Copello, estudante de Arquitetura e Urbanismo da FAU/UFRJ, que falará sobre o assédio na Universidade; Tainá de Paula, arquiteta e urbanista, coordenadora Regional da Plataforma Brasil Cidades e consultora técnica do MTST do Rio de Janeiro, que falará sobre atuação profissional; e Júlia Mazzuti, arquiteta e urbanista e uma das fundadoras do coletivo Arquitetas Invisíveis, que busca promover a igualdade de gênero na arquitetura e urbanismo por meio da divulgação da vida e obra de arquitetas desprestigiadas pela história.

Data: 06 de março
Local: auditório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo
Avenida Avenida República do Chile 230 - 23º andar,
Horários:
“Representatividade no CAU” (14h às 15h30),
“Mulheres e cidade” (16h às 17h30)
“Ser arquiteta” (18h às 19h30).

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "CAU-RJ promove debate “Arquitetura: substantivo feminino” " 23 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889610/cau-rj-promove-debate-arquitetura-substantivo-feminino> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.