Casa MS / Studio Arthur Casas

Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 2 de 16Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 3 de 16Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 4 de 16Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 5 de 16Casa MS / Studio Arthur Casas - Mais Imagens+ 11

Fazenda Boa Vista, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  990
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AG Movelaria, Arthur Decor, Di Mármore, Ecosys, Gaggenau, Leicht, Mekal, Ornare, Ornatus, Pagliotto, Pau Pau, Punto, Tresuno, panoramah!®
  • Autor: Arthur Casas
  • Equipe: Marillia Pellegrini, Alexandre Kayat, Renata Adoni, Regiane Khristian, Fernanda Muller
  • Paisagismo: Renata Tilli
  • Iluminação: Migrone
  • Estrutura: Stec Engenharia
  • Esquadrias: Panoramah
  • Instalações: Grau Engenharia
  • Cidade: Fazenda Boa Vista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 5 de 16
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de veraneio no interior de São Paulo, construída para um casal com três filhas crescidas, teve de conciliar a dicotomia entre uma vista privilegiada para campos de golfe e bosques, ao sul, e a busca por luz abundante do lado da rua, ao norte. O partido escolhido foi a distribuição dos espaços ao longo do eixo latitudinal do terreno, de modo que pudessem desfrutar tanto da paisagem quanto do sol.

Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 6 de 16
© Ricardo Labougle
Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 14 de 16
Corte

O térreo divide-se em duas alas: de um lado, quatro suítes para as filhas e hóspedes abrem-se para um corredor envidraçado voltado para o sul e são protegidas por venezianas de madeira e pelo paisagismo ao norte; do outro, as áreas sociais se sucedem para formar um único espaço coletivo integrado ao entorno. O clima seco da região levou à criação de um pequeno lago artificial que circunda as áreas comuns.

Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 7 de 16
© Ricardo Labougle

A madeira no piso das áreas íntimas cede lugar à pedra das áreas sociais. A sala possui pé-direito amplo, aquecido pelo forro de madeira que se estende do interior ao exterior da casa. Um volume menor revestido em madeira, no interior da sala, abriga o lavabo e a adega. A horizontalidade do espaço, que une jantar, estar e lareira ao deck, é ressaltada pelos caixilhos que correm para as laterais e desaparecem por entre as paredes.

Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 8 de 16
© Ricardo Labougle
Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 16 de 16
Croqui 02

Adjacentes à sala, a cozinha gourmet e o home theater podem ser incluídos naquele espaço por portas de correr.  No exterior, parte do deck desliza para revelar um spa sob o piso, enquanto outra cede lugar a um fogo de chão.

Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 9 de 16
© Ricardo Labougle

A escada que conduz ao andar superior, onde situam-se a suíte master e o atelier, toma a forma de escultura com degraus engastados na parede, sob grande teto de vidro que transforma o átrio em pátio interno. O volume do primeiro andar retoma a horizontalidade do térreo e contrasta pela simplicidade do revestimento externo em réguas de madeira de diferentes larguras, que formam as venezianas de proteção. A rusticidade da casa é ressaltada pelo emprego de tijolos em tons claros, que trazem leveza ao conjunto.

Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 10 de 16
© Ricardo Labougle

O resultado do design de interiores é uma inovadora composição que concilia marcantes ícones estadunidenses e mobiliário discreto de origem italiana. O escultor Michael Coffey confeccionou o conjunto de mesa e cadeiras que dominam a sala de jantar, em um lento processo de 8 meses trabalhando com peças maciças de madeira. Ícones de Paul Evans, Warren Platner e Richard Schultz dividem espaço com peças neutras, como as de Paola Lenti.

Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 11 de 16
© Ricardo Labougle
Casa MS / Studio Arthur Casas - Imagem 13 de 16
Planta - Cobertura

A paleta de cores busca tonalidades alaranjadas e o terracota do contexto, além de unir a calidez da madeira ao frescor da pedra. Tecidos como as almofadas listradas ou o grande tapete nepalês da sala ressaltam este esforço por uma atmosfera que transita entre o monocromático e tons terrosos. A coleção de peças de antiquários nova-iorquinos e de obras de arte e objetos do casal, como uma prensa de Joaquim Tenreiro e pratos em cerâmica de Picasso e Burle Marx, completa os ambientes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MS / Studio Arthur Casas" [MS House / Studio Arthur Casas] 28 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889511/casa-ms-studio-arthur-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.