Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Biblioteca Kew Gardens Hills / WORKac

Biblioteca Kew Gardens Hills / WORKac
© Bruce Damonte
© Bruce Damonte

© Bruce Damonte © Bruce Damonte © Bruce Damonte © Bruce Damonte + 37

  • Arquitetos: WORKac
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 280.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017
  • Fotógrafo Fotografias: Bruce Damonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: 3form, Agati, Alias, Alkco, Allstate Rubber Flooring, BEST Cylinder, Bartco Lighting, Benjamin Moore, Birchwood Lighting, Blumcraft, CELL-TEK Geosynthetics, Carvart, Castillo Iron Works, Daltile, Dormakaba, Dow Building Solutions, Ecotots, Elkay, Evonik Industries, Formica, Gammalux, Georgia-Pacific, H-Shield, Hendrick Architectural Products, Hohmann & Barnard, Inc.'s, JC Ryan EBCO/H&G, Kawneer, Knoll, Kohler, LCN, Lutron Brasil, Mark Wholesale, Modulyss, Mohawk Flooring, Netafim USA, Polygal, S&N, Signs By Tomorrow, Siplast, Sistemalux, Soprema, Spec Mix, Startan Industries Corp, The BILCO Company, The Lighting Quotient, USG, Ulma Form Works, VITRA, Virginia Glass, Von Duprin, W.P. Hickman Company, XeroFlor North America
  • Equipe de projeto

    Sam Dufaux, Anne Menke, Jason Anderson, Erica Goetz, Jesung Park, Karl Landsteiner, Evgeniya Plotnikova
  • Arquiteto responsável

    Dan Wood
  • Estrutura

    Leslie E. Robertson Associates
  • Complementares

    LILKER Associates
  • LEED

    ADS Engineers
  • Código

    CCBS Consulting
  • Construtor

    S&N Builders, Inc.
Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio WORKac completou mais um projeto da Biblioteca Kew Gardens Hills, no Queens. O edifício, que esteve em obras por um longo período de tempo, havia sido inicialmente encomendado pela Queens Library através do Departamento de Design e Construção (DDC) da Cidade de Nova Iorque ainda em 2008. A biblioteca figurava entre os primeiros projetos anunciados pelo Programa de Excelência em Construção e Design da DDC, que desde 2005 gerencia projetos públicos desenvolvidos pelos principais escritórios de arquitetura. A tão aguardada biblioteca foi finalmente inaugurada no dia 6 de setembro de 2017.

© Bruce Damonte
© Bruce Damonte

A já seria por si só uma instituição importantíssima dentro da comunidade diversificada de Kew Gardens Hills, a qual conta ainda com um dos melhores sistemas de atendimento e circulação de qualquer biblioteca do país. O envolvimento da comunidade local durante o desenvolvimento do projeto foi fundamental para a definição dos serviços necessários à biblioteca que finalmente foi projetada e construída para ser uma referência na paisagem do bairro, em consonância com a importância da instituição.

© Bruce Damonte
© Bruce Damonte

Tudo começou como um projeto de reforma e expansão dos 280 metros quadrados da biblioteca existente de Lindsey, construída em 1966. Embora tenha sido completamente remodelada, seu volume ainda é perceptível na nova biblioteca. A nova estrutura e os novos detalhes do interior transformaram o antigo edifício por completo, que agora conta com mais de 900 metros quadrados.

© Bruce Damonte
© Bruce Damonte
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Bruce Damonte
© Bruce Damonte

O principal elemento do novo projeto é o espaço público ao longo de todo o perímetro da biblioteca, ocupando o recuo entre a área fechada do edifício preexistente e a calçada. Delineando uma laje jardim, esta área perimetral é responsável por unir os jardins existentes ao redor da biblioteca para configurar então um espaço público contínuo e aberto. No interior, o perímetro do edifício é ocupado por uma série de salas abertas conectadas a este espaço exterior, podendo ser utilizadas pelos diversos grupos de usuários da biblioteca, desde adultos, adolescentes, crianças além dos funcionários.

© Bruce Damonte
© Bruce Damonte
Corte
Corte
© Bruce Damonte
© Bruce Damonte

A nova fachada da biblioteca suspende de maneira física, mas também metafórica, as antigas paredes sólidas da biblioteca, revelando todo o espaço e as atividades públicas do renovado edifício. Na principal esquina, a cobertura se eleva em um escala quase monumental. O segundo ponto mais alto da cobertura serve para ampliar a fachada que se volta para a paisagem ao sul. Entre estes dois pontos altos, a fachada mergulha para fornecer privacidade para os espaços de trabalho e as áreas de serviço do edifício. Esta faixa perimetral então se dobra sobre a entrada principal para proteger e marcar o acesso da biblioteca - como a página de um livro aberto. No fachada norte, esta estrutra encontra o solo mais um vez, proporcionando a privacidade necessária para a área de estudos, além de absorver a diferença de nível entre o espaço da biblioteca e seu entorno residencial.

© Bruce Damonte
© Bruce Damonte

A fachada foi construída a partir de painéis pré-fabricados de concreto reforçado com fibra de vidro. O padrão ondulado, semelhante ao de uma cortina, cria um jogo de luz e sombra de forma a suavizar o seu perímetro completamente transparente e etéreo. No nível da rua, as grandes aberturas permitem a iluminação natural direta dos principais espaços, enquanto que as zenitais orientadas para o sul e leste fornecem iluminação indireta por baixo da cobertura que parece flutuar sobre estas faixas de luz. Não apenas expressivo e funcional, mas também com função estrutural, esta faixa de concreto da fachada atua como uma viga de 18 metros de comprimento, e apenas dois pontos de apoio, que suporta a laje de cobertura sem interromper a transparência do edifício.

© Bruce Damonte
© Bruce Damonte
GFRC Detalhe
GFRC Detalhe
© Bruce Damonte
© Bruce Damonte

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: 72-33 Vleigh Pl, Flushing, NY 11367, Estados Unidos

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Biblioteca Kew Gardens Hills / WORKac" [Kew Gardens Hills Library / WORKac] 02 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889433/biblioteca-kew-gardens-hills-workac> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.