Biblioteca Kew Gardens Hills / WORKac

© Bruce Damonte

Biblioteca Kew Gardens Hills / WORKac - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: WORKac; WORKac
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bruce Damonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, 3form, Agati, Alias, Alkco, Allstate Rubber Flooring, BEST Cylinder, Bartco Lighting, Benjamin Moore, Birchwood Lighting, Blumcraft, CELL-TEK Geosynthetics, Carvart, Castillo Iron Works, Daltile, Dow Building Solutions, Ecotots, Elkay, Evonik Industries, Formica, +33
  • Equipe De Projeto: Sam Dufaux, Anne Menke, Jason Anderson, Erica Goetz, Jesung Park, Karl Landsteiner, Evgeniya Plotnikova
  • Arquiteto Responsável: Dan Wood
  • Estrutura: Leslie E. Robertson Associates
  • Complementares: LILKER Associates
  • LEED: ADS Engineers
  • Código: CCBS Consulting
  • Construtor: S&N Builders, Inc.
  • Arquitetos Responsáveis: Dan Wood, Amale Andraos
  • Cidade: Queens
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio WORKac completou mais um projeto da Biblioteca Kew Gardens Hills, no Queens. O edifício, que esteve em obras por um longo período de tempo, havia sido inicialmente encomendado pela Queens Library através do Departamento de Design e Construção (DDC) da Cidade de Nova Iorque ainda em 2008. A biblioteca figurava entre os primeiros projetos anunciados pelo Programa de Excelência em Construção e Design da DDC, que desde 2005 gerencia projetos públicos desenvolvidos pelos principais escritórios de arquitetura. A tão aguardada biblioteca foi finalmente inaugurada no dia 6 de setembro de 2017.

© Bruce Damonte

A já seria por si só uma instituição importantíssima dentro da comunidade diversificada de Kew Gardens Hills, a qual conta ainda com um dos melhores sistemas de atendimento e circulação de qualquer biblioteca do país. O envolvimento da comunidade local durante o desenvolvimento do projeto foi fundamental para a definição dos serviços necessários à biblioteca que finalmente foi projetada e construída para ser uma referência na paisagem do bairro, em consonância com a importância da instituição.

© Bruce Damonte

Tudo começou como um projeto de reforma e expansão dos 280 metros quadrados da biblioteca existente de Lindsey, construída em 1966. Embora tenha sido completamente remodelada, seu volume ainda é perceptível na nova biblioteca. A nova estrutura e os novos detalhes do interior transformaram o antigo edifício por completo, que agora conta com mais de 900 metros quadrados.

© Bruce Damonte
Planta - Térreo
© Bruce Damonte

O principal elemento do novo projeto é o espaço público ao longo de todo o perímetro da biblioteca, ocupando o recuo entre a área fechada do edifício preexistente e a calçada. Delineando uma laje jardim, esta área perimetral é responsável por unir os jardins existentes ao redor da biblioteca para configurar então um espaço público contínuo e aberto. No interior, o perímetro do edifício é ocupado por uma série de salas abertas conectadas a este espaço exterior, podendo ser utilizadas pelos diversos grupos de usuários da biblioteca, desde adultos, adolescentes, crianças além dos funcionários.

© Bruce Damonte
Corte
© Bruce Damonte

A nova fachada da biblioteca suspende de maneira física, mas também metafórica, as antigas paredes sólidas da biblioteca, revelando todo o espaço e as atividades públicas do renovado edifício. Na principal esquina, a cobertura se eleva em um escala quase monumental. O segundo ponto mais alto da cobertura serve para ampliar a fachada que se volta para a paisagem ao sul. Entre estes dois pontos altos, a fachada mergulha para fornecer privacidade para os espaços de trabalho e as áreas de serviço do edifício. Esta faixa perimetral então se dobra sobre a entrada principal para proteger e marcar o acesso da biblioteca - como a página de um livro aberto. No fachada norte, esta estrutra encontra o solo mais um vez, proporcionando a privacidade necessária para a área de estudos, além de absorver a diferença de nível entre o espaço da biblioteca e seu entorno residencial.

© Bruce Damonte

A fachada foi construída a partir de painéis pré-fabricados de concreto reforçado com fibra de vidro. O padrão ondulado, semelhante ao de uma cortina, cria um jogo de luz e sombra de forma a suavizar o seu perímetro completamente transparente e etéreo. No nível da rua, as grandes aberturas permitem a iluminação natural direta dos principais espaços, enquanto que as zenitais orientadas para o sul e leste fornecem iluminação indireta por baixo da cobertura que parece flutuar sobre estas faixas de luz. Não apenas expressivo e funcional, mas também com função estrutural, esta faixa de concreto da fachada atua como uma viga de 18 metros de comprimento, e apenas dois pontos de apoio, que suporta a laje de cobertura sem interromper a transparência do edifício.

© Bruce Damonte
GFRC Detalhe
© Bruce Damonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:72-33 Vleigh Pl, Flushing, NY 11367, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Biblioteca Kew Gardens Hills / WORKac" [Kew Gardens Hills Library / WORKac] 02 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889433/biblioteca-kew-gardens-hills-workac> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.