O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Anfiteatro
  4. Brasil
  5. Bambutec Design
  6. 2014
  7. Estrutura Espacial de Bambu para Anfiteatro ao Ar Livre / Bambutec Design

Estrutura Espacial de Bambu para Anfiteatro ao Ar Livre / Bambutec Design

  • 05:00 - 10 Março, 2018
Estrutura Espacial de Bambu para Anfiteatro ao Ar Livre / Bambutec Design
Estrutura Espacial de Bambu para Anfiteatro ao Ar Livre / Bambutec Design, © Juan Dias
© Juan Dias

© Juan Dias Cortesia de Bambutec Design © Juan Dias © Juan Dias + 41

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Marquês de São Vicente, 225 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22451-000, Brasil
  • Equipe

    Mario Seixas, João Bina, Patrick Stoffel, José Luiz Mendes Ripper, Luís Eustáquio Moreira, Khosrow Ghavami, Selma Fraiman, Bruno Lopes Lima
  • Área

    200.0 m2
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cúpula do Anfiteatro Prof. Junito Brandão na PUC-Rio abriga um espaço de 17 x 12m em um total de 200m² de área coberta. A estrutura foi projetada sobre o embasamento desenhado previamente pelo arquiteto Carlos Pingarrilho e sua forma foi desenvolvida através do método Form-finding, que utiliza modelos físicos em escala e modelos computadorizados em interação.

© Juan Dias
© Juan Dias

A cúpula emprega uma estrutura espacial híbrida, formada por uma estrutura autoportante em bambus tratados, arcos de flexão ativos e cascas treliçadas pantográficas sobrepostas, permitindo a circulação do ar e a iluminação natural do ambiente. As cascas treliçadas são submetidas a um processo de deformação elástica durante a montagem, gerando formas resistentes e naturalmente acústicas, aplicando superfícies côncavas que mantêm e distribuem o som no espaço. A cobertura emprega lonas acrílicas tensionadas, protegendo da chuva e do sol do clima tropical.

Arcos 1 e 2 Detalhes
Arcos 1 e 2 Detalhes
Treliça Planificada 1 e 2
Treliça Planificada 1 e 2

O desenho da estrutura é inspirado nas formas da natureza. Foram desenvolvidas conexões flexíveis, que permitem a mobilidade dos elementos estruturais durante a sua construção no terreno inclinado, com baixo desgaste mecânico das peças, livre de esforços de torção. A estrutura foi montada em 25 dias de trabalho, utilizando técnicas criativas, seguras e de baixo impacto ambiental. Foram desenvolvidos módulos pré-fabricados, sistemas pantográficos, sistemas tensionados, elevadores móveis e alavancas, prescindindo do uso de guindastes e equipamentos pesados. Âncoras em concreto armado fixam a estrutura no chão e preservam a estrutura do contato direto com a umidade do solo. 

© Juan Dias
© Juan Dias

A estrutura pesa ao todo 1.4 toneladas, isto é 7 kgf/m², e situa-se no campo das estruturas implementáveis ultraleves. Sua leveza e resistência se compara, somente, às modernas estruturas de compósitos e polímeros avançados. Desde que foi inaugurada em 2014, a cúpula do Anfiteatro recebe eventos, apresentações, shows, palestras, e peças de teatro. O Anfiteatro é também utilizado por alunos e funcionários para lazer, descanso e leitura. O projeto recebeu auxílio financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro FAPERJ.

© Juan Dias
© Juan Dias
Axonométrica
Axonométrica
© Juan Dias
© Juan Dias

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estrutura Espacial de Bambu para Anfiteatro ao Ar Livre / Bambutec Design" [Bamboo Amphitheater Space Structure / Bambutec Design] 10 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889378/estrutura-espacial-de-bambu-para-anfiteatro-ao-ar-livre-bambutec-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.