Estrutura Espacial de Bambu para Anfiteatro ao Ar Livre / Bambutec Design

Estrutura Espacial de Bambu para Anfiteatro ao Ar Livre / Bambutec Design - Mais Imagens+ 36

Gávea, Brasil
  • Arquitetos: Bambutec Design; Bambutec Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Juan Dias
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alpargatas Night & Day, Takê Cortinas
  • Cliente: PUC-Rio
  • Equipe: Mario Seixas, João Bina, Patrick Stoffel, José Luiz Mendes Ripper, Luís Eustáquio Moreira, Khosrow Ghavami, Selma Fraiman, Bruno Lopes Lima
  • Cidade: Gávea
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cúpula do Anfiteatro Prof. Junito Brandão na PUC-Rio abriga um espaço de 17 x 12m em um total de 200m² de área coberta. A estrutura foi projetada sobre o embasamento desenhado previamente pelo arquiteto Carlos Pingarrilho e sua forma foi desenvolvida através do método Form-finding, que utiliza modelos físicos em escala e modelos computadorizados em interação.

© Juan Dias

A cúpula emprega uma estrutura espacial híbrida, formada por uma estrutura autoportante em bambus tratados, arcos de flexão ativos e cascas treliçadas pantográficas sobrepostas, permitindo a circulação do ar e a iluminação natural do ambiente. As cascas treliçadas são submetidas a um processo de deformação elástica durante a montagem, gerando formas resistentes e naturalmente acústicas, aplicando superfícies côncavas que mantêm e distribuem o som no espaço. A cobertura emprega lonas acrílicas tensionadas, protegendo da chuva e do sol do clima tropical.

Arcos 1 e 2 Detalhes
Treliça Planificada 1 e 2

O desenho da estrutura é inspirado nas formas da natureza. Foram desenvolvidas conexões flexíveis, que permitem a mobilidade dos elementos estruturais durante a sua construção no terreno inclinado, com baixo desgaste mecânico das peças, livre de esforços de torção. A estrutura foi montada em 25 dias de trabalho, utilizando técnicas criativas, seguras e de baixo impacto ambiental. Foram desenvolvidos módulos pré-fabricados, sistemas pantográficos, sistemas tensionados, elevadores móveis e alavancas, prescindindo do uso de guindastes e equipamentos pesados. Âncoras em concreto armado fixam a estrutura no chão e preservam a estrutura do contato direto com a umidade do solo. 

© Juan Dias

A estrutura pesa ao todo 1.4 toneladas, isto é 7 kgf/m², e situa-se no campo das estruturas implementáveis ultraleves. Sua leveza e resistência se compara, somente, às modernas estruturas de compósitos e polímeros avançados. Desde que foi inaugurada em 2014, a cúpula do Anfiteatro recebe eventos, apresentações, shows, palestras, e peças de teatro. O Anfiteatro é também utilizado por alunos e funcionários para lazer, descanso e leitura. O projeto recebeu auxílio financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro FAPERJ.

© Juan Dias
Axonométrica
© Juan Dias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Marquês de São Vicente, 225 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22451-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estrutura Espacial de Bambu para Anfiteatro ao Ar Livre / Bambutec Design" [Bamboo Amphitheater Space Structure / Bambutec Design] 10 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889378/estrutura-espacial-de-bambu-para-anfiteatro-ao-ar-livre-bambutec-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.