O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Miró Rivera Architects
  6. 2017
  7. Residência Ithualli / Miró Rivera Architects

Residência Ithualli / Miró Rivera Architects

  • 21:00 - 22 Fevereiro, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Ithualli / Miró Rivera Architects
Residência Ithualli / Miró Rivera Architects, © Adrián Llaguno
© Adrián Llaguno

© Adrián Llaguno © Adrián Llaguno © Adrián Llaguno © Adrián Llaguno + 11

  • Arquitetos

  • Localização

    Monterrey, México
  • Arquiteto Responsável

    Miró Rivera Architects
  • Arquiteto Local

    Ibarra Aragón Arquitectura
  • Área

    465.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

  • Principais

    Juan Miró / Miguel Rivera / Alejandro Ibarra / Norma Rodríguez
  • Equipe de Desenho

    Michael Hsu / Caty Padilla / Ángel Jiménez / Sergio Reza / Efrén Adán / Daniela Díaz / Esaú Munguía
  • Cliente

    Sorteos Tec
  • Mais informações Menos informações
© Adrián Llaguno
© Adrián Llaguno

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Ithualli é uma casa moderna em Monterrey, México, que foi rifada em uma loteria nacional para arrecadar dinheiro para bolsas universitárias. A  loteria anual é patrocinada por Sorteos Tec, uma organização que outorgou bolsas de estudo para mais da metade de todos os estudantes universitários no Tecnológico de Monterrey nos últimos 70 anos. Desenhada por Miró Rivera Architects, com sede em Texas, e em colaboração com o escritório mexicano Ibarra Aragón Arquitectura, a obra continua a evolução da loteira Sorteos Tec em direção à arquitetura contemporânea. 

© Adrián Llaguno
© Adrián Llaguno

A arquitetura da Residência Ithualli de 465 m2 reflete o interesse de Miró Rivera em facilitar o acesso direto aos espaços exteriores, enfatizar a luz natural e utilizar materiais comuns de forma inovadora. O nome da Casa Ithualli (que é traduzida como "Casa Pátio" em um antigo idioma Náhuatl) refere-se à organização da casa em torno de um espaço exterior amuralhado que proporciona aos interiores refúgio, privacidade e luz. 

© Adrián Llaguno
© Adrián Llaguno

Os arquitetos foram convidados por Sorteos Tec para desenhar sua mais nova casa de "grande prêmio". A Casa Ithualli é a 204° sorteada pela empresa, mas apenas o terceiro desenho encarregado a um escritório de arquitetura reconhecido internacionalmente (seus dois predecessores foram desenhados por Alberto Campos Baeza e Tatiana Bilbao).

Croqui
Croqui

"México é um país de praças e pátios. Desde a época pré-colombiana até o século XX os pátios foram estabelecidos como um dos sinais de identidade da arquitetura mexicana, desde a antiga Teotihuacan até as fazendas e conventos coloniais assim como as obras-primas modernas dos arquitetos como Luis Barragán. A casa Ithualli continua com essa rica tradição no século XXI", afirmou o diretor  Juan Miró, cujo Studio México, na Escola de Arquitetura da Universidade de Texas, é um exemplo de longa data da cooperação acadêmica na fronteira sul.

© Adrián Llaguno
© Adrián Llaguno

Uma parede de vidro com pé-direito duplo na sala de estar principal maximiza as vistas a um "pátio" fechado. As paredes inferiores do pátio são de concreto maciço contrastadas com delicadas telas de tubos brancos. No interior, o desenho incorpora detalhes inovadores como uma escada formada por uma placa de aço dobrada e suspensa por cabos finos que conduz desde a sala de estar até as habitações privadas no primeiro pavimento. Os visitantes da casa são recebidos por uma porta pivotante revestida com tubos de cobre que insinua a cálida paleta de pedras e superfícies de madeira no seu interior. 

© Adrián Llaguno
© Adrián Llaguno

A residência foi construída em somente seis meses, um esforço possível graças à utilização de materiais e métodos de construção locais combinados com elementos de desenho com visão de futuro, como as telas de tubo pré-fabricadas. O objetivo dos arquitetos era adotar as técnicas de construção locais de forma emocionante e inovadora, ao mesmo tempo em que criavam espaços acolhedores que remetiam à arquitetura mexicana mais tradicional. 

© Adrián Llaguno
© Adrián Llaguno

Desde agosto, mais de 31 mil pessoas visitaram a casa, conferindo-lhes a oportunidade de experimentar sua arquitetura contemporânea em primeira mão. Foram vendidos quase 270 mil bilhetes para a loteria, que aconteceu em 22 de dezembro de 2017.

© Adrián Llaguno
© Adrián Llaguno
Cita: "Residência Ithualli / Miró Rivera Architects" [Casa Ithualli / Miró Rivera Architects] 22 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889320/residencia-ithualli-miro-rivera-architects> ISSN 0719-8906