Casa Springstream / WEI architects

Fuding, China
  • Consultor De Arquitetura: Daniel Wu
  • Consultor De Mobiliário: Jianhua Sun
  • Mobiliário: HomeBA
  • Consultor De Projeto Luminotécnicas: Zhong Chen Yuan Zhan
  • Construção: Xiaofei Chen
  • Projetos Complementares: Jiashu Wei
  • Responsável Pela Obra: Changchun Guo
  • Cliente: The tourism economy exploration limited company of Taimu
  • Construtor: Fujian yukai construction limited company
  • Gerente De Obras: Qingzong Zhou, Guanjian Wen
  • Arquiteto Responsável: Na Wei
  • Equipe De Projeto: Erjia Zhang, Xian Hu, Jiuying Miao
  • Cidade: Fuding
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Weiqi Jin

Casa Springstream é um projeto de reforma de uma casa abandonada localizada na aldeia de Fuding, a primeira vila do país a receber incentivo governamental contra a pobreza e está situada no vale rural de Fujian, na China.

© Weiqi Jin

Inspirado pela paisagem local, o projeto tem como objetivo trazer a casa de volta à vida, assim como uma árvore que depois de fincar suas raízes no solo, se desenvolve e se espalha pelo terreno.

Depois da reforma, a antiga estrutura de madeira em ruínas com seus dois pavimentos e um galpão de ovelhas contíguo transformou-se em uma nova pousada de 275m².

© Weiqi Jin

Considerando a paisagem natural como principal elemento de orientação do projeto, todos os espaços foram pensados a partir das possíveis perspectivas em relação às montanhas no horizonte e em como a arquitetura se insere na paisagem criando novas relações com a natureza.

© Weiqi Jin

A antiga parede de dupla de tijolos na fachada leste foi completamente preservada de modo a manter a altura e forma original do projeto. Do lado de fora do térreo há um pátio coberto configurando um tradicional "dougong" ondulado.

© Weiqi Jin

A inusitada curva da estrutura de madeira do beiral chama à atenção como um suspiro de novidade na tradicional paisagem de Fujian.

© Weiqi Jin

Esta proposta criativa faz referência aos tradicionais telhados inclinados dos jardins de chá do sul da China, integrando-se sutilmente na paisagem local marcada por sua sinuosa paisagem montanhosa.

© Weiqi Jin

O projeto também manteve os principais detalhes da antiga estrutura de madeira com seu tradicional sistema de encaixe "macho e fêmea", substituindo peças quando necessário e reconstruindo todo o fechamento externo da mesma maneira.

Corte

A maioria dos elementos foram resgatados no local junto à antiga construção em ruínas, reconstruído a casa a partir de sua própria materialidade, desde os painéis de madeira às portas e esquadrias.

© Weiqi Jin

Para o interior, as mudanças de materiais são bastante sutis, permitindo uma melhor circulação dentro do espaço ao mesmo tempo que transforma e atualiza o ambiente da casa.

© Weiqi Jin
Esquema

O piso de concreto calandrado com linhas curvas de latão direciona os visitantes através do espaço de uso comum para a área compartilhada entre a cozinha e o salão de chá à direita, e finalmente o pátio coberto ao fundo.

© Weiqi Jin

De acordo com a tradição local, a cozinha é considerada o "coração" da casa, aqui concebida de forma aberta para acolher à todos os hospedes e visitantes.

© Weiqi Jin

Como em um trabalho de prospecção, decidimos edificar esta nova casa sobre a base sólida do passado, reconstruindo-a segundo os métodos locais e tradicionais. Ao mesmo tempo, procuramos modernizar o espaço segundo o estilo de vida atual, considerando novas tecnologias para o conforto de seus usuários.

© Weiqi Jin

A sala de chá está conjugada com o espaço da cozinha: podendo ser separadas ou incorporadas através de uma janela que a sua vez, pode ser utilizada como uma bancada. Além disso, inserimos novas aberturas para favorecer a iluminação e a ventilação natural da casa.

A partir das mais variadas estratégias passivas de controle de temperatura. Utilizando diferentes aberturas segundo a direção dos ventos sazonais, é possível aumentar a convecção de ar facilitando o resfriamento passivo e desumidificação dos espaços internos.

© Weiqi Jin

O salão de chá abriga ainda uma espécie de sala de jantar do lado oeste, a qual está equipada com uma grande mesa, enquanto o lado sul é reservado para o chá. A forma do telhado e a sua orientação foram concebidos para melhorar as condições de conforto ao longo do ano.

© Weiqi Jin

A mesa de chá é feita a partir de uma pedra da região - "Fudingblack", instalada e fabricada diretamente no local. O bambu e a vegetação nativa foram utilizadas no caminho entre a casa de chá e a pousada. As lâmpadas do jardim foram feitas no local com uma espécie de bambu nativo.

© Weiqi Jin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Springstream / WEI architects" [福建“小溪家” / WEI 建筑设计] 09 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889292/casa-springstream-wei-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.