Reforma e ampliação da casa JC / Alventosa Morell Arquitectes

Reforma e ampliação da casa JC / Alventosa Morell Arquitectes  - Mais Imagens+ 15

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: Alventosa Morell Arquitectes; Alventosa Morell Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  118
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fachadas Alamo, METCOR, Nix Profusta
  • Cálculo Estrutural: Diagonal Arquitectura
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

ANTECEDENTES

Os clientes queriam uma pequena reforma de uma casa existente construída em 1983, além de uma ampliação para poder ter um espaço de trabalho onde desenvolvessem sua atividade profissional.

Situação

A residência se caracteriza por sua má adaptação à topografia original. Ela está dividida em duas plataformas horizontais separadas por um muro de contenção de 6 metros de altura. O muro gera um impacto visual muito relevante e faz com que as duas plataformas fiquem realmente isoladas.

© Adrià Goula

Na plataforma superior encontramos a casa, uma construção de obra cerâmica pouco interessante, muito fragmentada e com uma disparidade de soluções construtivas na fachada. Ao redor da construção encontramos uma varanda perimetral estreita que não tem muitas possibilidades de uso.

© Adrià Goula

Na parte inferior, há um jardim e uma piscina com perdas pela filtração de água. O espaço externo tem as maiores possibilidades de uso, mas, no entanto, é um espaço isolado da residência graças à presença do muro de contenção e da escada residual que da acesso a ele. Esta escada linear existente comunica as duas plataformas, mas não facilita sua interação.

© Adrià Goula

OBJETIVOS

O objetivo principal do projeto foi gerar um novo percurso que limite o impacto visual do muro de contenção, conecte a casa com o jardim principal e gere um novo espaço de trabalho.

Este novo espaço é um volume de madeira que reduz o impacto visual do muro e, ao mesmo tempo, cria três novos espaços.

© Adrià Goula

  • Uma nova varanda em nível com a casa existente, gerando um novo espaço externo e eliminando o caráter residual da varanda perimetral original da plataforma superior;

  • Um novo volume de madeira localizado em um novo nível intermediário, criando um estúdio relacionado diretamente com o jardim principal. Trata-se de uma construção autônoma, bioclimática e sem necessidade de aquecimento ou refrigeração;

  • Uma nova varanda situada no jardim inferior onde encontra-se a piscina. Este espaço permite desfrutar da plataforma mais isolada.

© Adrià Goula

O percurso foi desenhado a partir de um simples perfil de aço retangular contínuo onde se sustenta o acabamento de vergalhão galvanizado. É uma escada leve, permeável à água e à luz, que ajuda a gerar um espaço externo cheio de tons de sombra e, além disso, reduzir o impacto visual do muro de contenção.

© Adrià Goula

Pelo contrário, o novo espaço de trabalho é um volume compacto de madeira que se eleva do nível inferior por meio de uma estrutura de pórticos metálicos. Trata-se de uma construção realizada com um sistema de quadros e acabada com uma fachada ventilada de elementos de madeira. Esses mesmos elementos foram utilizados no teto falso do pavimento inferior e na pavimentação da nova varanda no nível superior.

© Adrià Goula

Resumindo, por meio de um novo percurso e um simples volume os diversos níveis do terreno foram conectados e o impacto visual do muro existente foi reduzido.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma e ampliação da casa JC / Alventosa Morell Arquitectes " [Reforma y ampliación de la casa JC / Alventosa Morell Arquitectes ] 12 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889263/reforma-e-ampliacao-da-casa-jc-alventosa-morell-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.