Casa do Anel / CSAA

Casa do Anel / CSAA - Mais Imagens+ 21

Corroios, Portugal
  • Arquitetos: CSAA; CSAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cortizo, Grohe, Recer, Revigres, Sanitana
  • Engenharia: Abilio Neves Engenharia e construção, Lda
  • Construção: JMS Gonçalves, Lda
  • Cliente: Ana Cristina, Marco Alves
  • Autores: Sofia Saraiva, Vasco Cabral
  • Cidade: Corroios
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© José Campos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Santarém, Portugal, a “Ring House” (Casa do anel) foi concebida como um retiro de fim de semana para uma família com quatro elementos, a evoluir futuramente para uma casa de morada permanente. Em termos de conceito, pretendeu-se criar uma habitação com características e acabamentos interiores urbanos, mas que no exterior pela simplicidade se conseguisse integrar no contexto rural e mais tradicional de Santarém. Pensada para ser uma habitação térrea e situada no topo de uma encosta suave, permite um usufruto tranquilo e sereno que decorre da relação privilegiada entre o interior e o exterior. A “Ring House” é constituída por três áreas funcionais bem marcadas volumetricamente, uma área Social, uma área de Serviços e uma área Privada. 

© José Campos
Planta
© José Campos

Esta última, que tem um corpo mais longo com orientação Nascente-Poente, funciona como uma barreira para a rua que passa a Norte. Esta barreira permite a criação de uma zona social privada, constituída por um terraço com piscina a Sul. Entre a área Privada (a Norte) e a área Social (a Sul) fica a área de Serviços, que contém a entrada principal da Casa (a Nascente), uma Cozinha, um lavabo e uma área técnica. A organização volumétrica em forma de “L”, permite a separação das áreas exteriores, organizando-as consoante o grau de privacidade desejado à volta da casa. No lado Nascente da Casa junto à porta de entrada, pelo exterior, criou-se uma área coberta (anel) de acesso à Entrada. Esta, permite o estacionamento automóvel e sendo uma área mais exposta, tem um cariz menos privado.

© José Campos
Elevações
© José Campos

Toda a área a Norte da habitação, funciona como um acesso á Entrada da Casa (a Nascente) e é exposto à rua. A Sul, e visualmente protegido pelo corpo de quartos, está o terraço exterior com a piscina, rebaixado relativamente à cota interior da Casa, onde se procurou com o desnível marcar claramente a separação física entre o interior e exterior, mantendo, todavia, uma forte ligação visual. Um dos elementos mais marcantes da Arquitectura da casa é o longo “rasgo” longitudinal na fachada Norte, que faz a iluminação natural do corredor que serve a área privativa da casa. Uma vez que está virado para Norte e por isso para a rua, o “rasgo” perde a função visual de janela podendo por isso ser colocado a um nível inferior. A “Ring House”, pode definir-se como tendo uma tipologia T4, que procura conjugar a vontade de uma família que vive em ambiente urbano, com a necessidade, por ela sentida de um maior contacto com o meio rural. 

© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa do Anel / CSAA" [Ring House / CSAA] 21 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889179/casa-do-anel-csaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.