Casa dos Feitais / José Lobo Almeida

Casa dos Feitais / José Lobo Almeida - Mais Imagens+ 43

  • Arquitetos: José Lobo Almeida; José Lobo Almeida
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  525
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:José Campos
Mais informaçõesMenos informações
© José Campos
Localização

Descrição enviada pela equipe de projeto. Extensão e Renovação da Casa dos Feitais para Turismo no Espaço Rural. A Casa dos Feitais, construída em 1870, insere-se no núcleo rural da aldeia de Contenças de Baixo, numa paisagem montanhosa modelada pelo rio Mondego.

© José Campos

A Casa, constituída por rés-do-chão (adega e lojas) e primeiro andar (habitação), era complementada por outras construções anexas (entre elas a casa dos caseiros, lagar e forno) que completavam o conjunto agrícola.

© José Campos

O propósito de transformar a Casa num empreendimento turístico, para além da sua renovação, conduziu à criação de um novo edifício que viesse completar a área necessária para as oito unidades de alojamento requeridas. O programa foi distribuído, de modo a que as áreas comuns se concentrassem no rés-do-chão da Casa principal, e as unidades de alojamento no seu piso superior e no novo edifício desenhado para tal.

Planta pré-existente
© José Campos

Através da demolição da cobertura e paredes envolventes do antigo lagar adjacente à Casa, foi libertado um novo espaço de jardim, para onde as novas salas se voltaram através de três vãos envidraçados. O lastro do antigo lagar dá lugar à plataforma de acesso à nova piscina.

© José Campos

A alvenaria de pedra resultante desta demolição e da de outras construções, que ao longo dos tempos foram obstruindo o pátio, foi suficiente para construir as paredes envolventes do novo edifício que surge e preenche o limite sul do pátio de acesso.

Com a largura da antiga casa dos caseiros e num explícito compromisso com a paisagem a sul - o recorte do céu pelo maciço montanhoso da Serra da Estrela, é composto por três duplex e dois quartos de casal.

Cortes
© José Campos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa dos Feitais / José Lobo Almeida" [Feitais House / José Lobo Almeida] 16 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888870/casa-dos-feitais-jose-lobo-almeida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.