Juana Limón / Lucas y Hernández – Gil

Juana Limón / Lucas y Hernández – Gil - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Lucas y Hernández – Gil; Lucas y Hernández – Gil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jara Varela
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Anticato, Kresta Design, Vilar Albaro
  • Arquitetos Responsáveis: Cristina Domínguez Lucas e Fernando Hernández-Gil Ruano
  • Colaboradores: Isabel Rodríguez de la Rosa, Lucía Balboa Domínguez, Raquel Quirós
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Jara Varela

Descrição enviada pela equipe de projeto. Juana Limón é uma padaria a cafeteria situada próxima ao Parque do Retiro de Madri. A propriedade buscava em nosso projeto um espaço representativo que pudesse atrair a atenção das pessoas que passavam pela rua e aproveitasse o espaço disponível, incluindo uma pequena cozinha, loja e espaço para consumo de uma ampla variedade de pães e doces em um local de apenas 50 metros quadrados.

Axonométrica

Desde o estudo encaramos o projeto como uma oportunidade de resolver o espaço com uma proposta global que respondesse ao projeto de arquitetura e desenho de mobiliário. 

© Jara Varela

No interior, a estratégia foi resolver os diferentes requerimentos por meio do desenho de uma grande estante que estrutura o espaço e resolve o zoneamento, venda e armazenamento de produtos. 

Corte

Para fazer correspondência com a ideia de trabalho artesanal que representa a padaria, deu-se devido destaque a esse grande móvel. Criou-se uma estrutura metálica que foi revestida com pequenos azulejos pintados à mão, que através de várias peças e cores, definem os diferentes volumes que articulam. Expressando as possibilidades do material, estendeu-se seu uso para as paredes e solos, mudando os tramados e cores nos diferentes planos, em um jogo perceptivo que confere profundidade e aumenta a sensação de tamanho do pequeno local. 

© Jara Varela

O mobiliário é desenhado especificamente para esse projeto, para reforçar a ideia dos acabamentos realizados à mão, fabricando-o nesse caso com madeira, resina colorida e metal. Cada peça foi desenhada exclusivamente com seus protótipos prévios e trabalhada à mão com o ferreiro para alcançar o desenho mais depurado possível. Sobre os mostradores seis lâmpadas Cirque de Louis Poulsen enfatizam a importância desse elemento no local. 

© Jara Varela
© Jara Varela

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle de O'Donnell, 15, 28009 Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Juana Limón / Lucas y Hernández – Gil" [Juana Limón / Lucas y Hernández – Gil] 16 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888809/juana-limon-lucas-y-hernandez-nil-gil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.