Escola da Esperança / Emergent Vernacular Architecture (EVA Studio)

Escola da Esperança / Emergent Vernacular Architecture (EVA Studio) - Mais Imagens+ 7

Port-au-Prince, Haiti
  • Engenharia Civil: Sisul Consulting, E4P
  • Construção: SECCA
  • Cliente: J/P HRO
  • Doação: Ray of Light Foundation
  • Arquitetos Responsáveis: Andrea Panizzo, Jeannie S. Lee, Gianluca Stefani, Edoardo Paoletti, Marco Rakower, Radim Tkadlec.
  • Cidade: Port-au-Prince
  • País: Haiti
Mais informaçõesMenos informações
© Gianluca Stefani + Etienne Pernot du Breuil

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada à margem do Delmas 32, um bairro de favelas de cerca de 100.000 habitantes no centro de Porto Príncipe, a Escola da Esperança [École d l'Éspoir] é uma escola destinada a prestar serviços educacionais a crianças vulneráveis da área circundante, inclusive aquelas com dificuldades físicas e cognitivas.

© Gianluca Stefani + Etienne Pernot du Breuil

Nas áreas urbanas informais no Haiti, as escolas, muitas vezes coordenadas por associações privadas ou locais, são, em grande parte, alojadas em instalações inicialmente construídas como casas ou igrejas, onde as diretrizes nacionais para instituições de ensino raramente são respeitadas. Os padrões de segurança estrutural, de higiene e saneamento são insuficientes e as salas de aula são escuras, superlotadas e não ventiladas.

© Gianluca Stefani + Etienne Pernot du Breuil

No Haiti, especialmente em contextos urbanos informais, crianças com necessidades especiais (incluindo aquelas com dificuldades comportamentais e de aprendizagem) são impedidas de receber cuidados ou assistência específicos. Muitas vezes marginalizados na escola e na comunidade devido à pobreza ou por suas necessidades especiais, esses alunos tem seu direito à educação negado, assim como as consequentes oportunidades de desenvolvimento.

Planta

Com o objetivo de construir a nova escola o mais próximo possível da comunidade visada, J/P HRO foi obrigado a optar por um terreno pequeno e extremamente inclinado devido à escassez de propriedades disponíveis no bairro.

© Gianluca Stefani + Etienne Pernot du Breuil

Ao mesmo tempo, o terreno apresenta um ambiente natural bonito e extremamente rico. Manter todas as árvores existentes e trabalhar com com as restrições de sua topografia foi fundamental para a concepção da escola, que é organizada como um campus.

Corte

Enquanto o terreno inclinado foi nivelado em diferentes terraços para minimizar o trabalho de sua preparação e reduzir os custos de obra, o programa arquitetônico foi distribuído em diferentes pavilhões articulados ao longo de uma rampa acessível, formando o coração do projeto. A organização dos pavilhões em torno de pátios e rampas comuns permite uma fácil circulação entre as salas de aula e as funções administrativas.

© Gianluca Stefani + Etienne Pernot du Breuil

Com o objetivo de evitar uma separação física entre as crianças com diferentes habilidades e proporcionar um ambiente inclusivo efetivo, o projeto incentiva todos os alunos a usarem as rampas como principal meio de circular pelo terreno da escola. As 'ruas' do campus representam os corredores e varandas tradicionais, típicos das escolas haitianas. Com vistas incríveis para a natureza circundante, as rampas e os pequenos pátios sombreados por flamboyants existentes atuam como áreas recreativas onde a vida comunitária acontece.

© Gianluca Stefani + Etienne Pernot du Breuil

Todas as salas de aula proporcionam ventilação natural cruzada e iluminação natural ideal. Os padrões das fachadas enfatizam a geometria da rampa e do campus com uma série de cores vibrantes. A partir de uma conversa aberta com o comitê da escola e as crianças, as cores escolhidas visavam a introdução de uma paleta de cores diferente, já que em bairros informais geralmente a cor predominante é o cinza do cimento, devido à falta de recursos para os acabamentos.

© Gianluca Stefani + Etienne Pernot du Breuil

Desde a sua conclusão em 2016, a Escola da Esperança oferece educação de qualidade para mais de 1.000 crianças do Delmas 32, graças às iniciativas da Ray of Light Foundation e J/P HRO.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Delmas 32, Port-au-Prince, Haiti

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola da Esperança / Emergent Vernacular Architecture (EVA Studio)" [École de l’Espoir / Emergent Vernacular Architecture (EVA Studio)] 15 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888797/escola-da-esperanca-emergent-vernacular-architecture-eva-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.