Observatório Gemma / Anmahian Winton Architects

Observatório Gemma / Anmahian Winton Architects - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Arquitetos Anmahian Winton ; Arquitetos Anmahian Winton
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Concentric Fabrication, Foard Panels, Quinn Brothers Iron, SunBug Solar, Tresfort Metal Works
  • Construtora Geral: Patriots
  • Construtora: Scott Estabrooks
  • Engenharia Estrutural: RSE, Associates, Inc. - Sofya Auren
  • Engenharia Técnica De Movimento: Gillespie Corp. 
Rotating
  • Mecanismo Ferroviário: THK 
Metal
  • Instaladores: Crocker Architectural Sheet Metal Co., Inc. 

  • Arquitetos Anmahian Winton : Alex Anmahian AIA, Nick Winton AIA
  • Gerente De Projeto: Mazen Sakr
  • Equipe De Projeto: Anika Gramsey, Travis Williams
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Anmahian Winton Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse observatório astronômico privado encontra-se em uma remota montanha no centro de New Hampshire. O terreno é caracterizado pela presença de granito e está situado no centro de uma paisagem "escura" de cinco quilômetros de raio, com pouca iluminação para que não obstrua a visão astronômica. 

Axonométrica

O projeto de Gemma rejeita a tradicional cúpula a favor de uma forma arquitetônica sintetizada que maximiza o espaço utilizável e responde ao importante contexto geográfico. Sua forma continuamente facetada reflete a forma do relevo circundante e as plataformas de concreto no terraço são deslocadas entre a parte rochosa da montanha e a base da edificação, tecendo paisagens naturais e artificiais. Um padrão não convencional no revestimento de zinco, com costuras que mediam a topografia irregular do terreno e a geometria da edificação, reflete também a orientação de Gemma aos pontos de referência geológicos e celestiais. Sua dimensão e cor evocam uma relação material com o granito cinza enquanto sua capacidade de transferência de calor facilita a observação do céu ao minimizar a distorção pelo diferencial de temperatura. 

Cortesia de Anmahian Winton Architects
Plantas
Cortesia de Anmahian Winton Architects

Como contraponto ao exterior e seu contexto, o interior está revestido com madeira compensada de abeto, criando um refúgio e conferindo calidez ao entorno hostil. O primeiro pavimento está compostos por um escritório de pesquisa, um beliche para dormir e uma sala de aquecimento e está muito bem isolado para evitar que as diferenças de temperatura interior/exterior gerem redemoinhos de calor que impediriam a visualização astronômica. Uma escada helicoidal conduz desde a cobertura em balanço da entrada até uma fresta no revestimento que se abre para a plataforma de observação exterior. Continuando, a escada chega até a plataforma de observação principal dentro do volume facetado, seu interior é caracterizado por coberturas altas, um telescópio maior e um conjunto de câmeras. Uma única pessoa pode rotacionar esse elemento a mão com uma montagem que é utilizada tipicamente em instalações de fabricação de alta precisão. Um portão deslizante com manivela abre o telescópio para o céu. Uma fresta no revestimento de zinco cria uma janela de esquina, emoldurando a Polaris quando a torre está bloqueada na posição cardinal sul. 

Cortesia de Anmahian Winton Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:New Hampshire, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Observatório Gemma / Anmahian Winton Architects" [Gemma Observatory / Anmahian Winton Architects] 13 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888571/observatorio-gemma-anmahian-winton-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.