O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Planetário
  4. Estados Unidos
  5. Anmahian Winton Architects
  6. 2015
  7. Observatório Gemma / Anmahian Winton Architects

Observatório Gemma / Anmahian Winton Architects

  • 13:00 - 13 Fevereiro, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Observatório Gemma / Anmahian Winton Architects
Observatório Gemma / Anmahian Winton Architects, Cortesia de Anmahian Winton Architects
Cortesia de Anmahian Winton Architects

Cortesia de Anmahian Winton Architects Cortesia de Anmahian Winton Architects Cortesia de Anmahian Winton Architects Cortesia de Anmahian Winton Architects + 17

  • Arquitetos

  • Localização

    New Hampshire, Estados Unidos
  • Arquitetos Anmahian Winton

    Alex Anmahian AIA, Nick Winton AIA
  • Gerente de Projeto

    Mazen Sakr
  • Equipe de Projeto

    Anika Gramsey, Travis Williams
  • Área

    200 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Construtora Geral

    Patriots
  • Construtora

    Scott Estabrooks
  • Engenharia Estrutural

    RSE, Associates, Inc. - Sofya Auren
  • Engenharia Técnica de Movimento

    Gillespie Corp. 
Rotating
  • Mecanismo Ferroviário

    THK 
Metal
  • Instaladores

    Crocker Architectural Sheet Metal Co., Inc. 

  • Mais informações Menos informações
Cortesia de Anmahian Winton Architects
Cortesia de Anmahian Winton Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse observatório astronômico privado encontra-se em uma remota montanha no centro de New Hampshire. O terreno é caracterizado pela presença de granito e está situado no centro de uma paisagem "escura" de cinco quilômetros de raio, com pouca iluminação para que não obstrua a visão astronômica. 

Axonométrica
Axonométrica

O projeto de Gemma rejeita a tradicional cúpula a favor de uma forma arquitetônica sintetizada que maximiza o espaço utilizável e responde ao importante contexto geográfico. Sua forma continuamente facetada reflete a forma do relevo circundante e as plataformas de concreto no terraço são deslocadas entre a parte rochosa da montanha e a base da edificação, tecendo paisagens naturais e artificiais. Um padrão não convencional no revestimento de zinco, com costuras que mediam a topografia irregular do terreno e a geometria da edificação, reflete também a orientação de Gemma aos pontos de referência geológicos e celestiais. Sua dimensão e cor evocam uma relação material com o granito cinza enquanto sua capacidade de transferência de calor facilita a observação do céu ao minimizar a distorção pelo diferencial de temperatura. 

Cortesia de Anmahian Winton Architects
Cortesia de Anmahian Winton Architects
Plantas
Plantas
Cortesia de Anmahian Winton Architects
Cortesia de Anmahian Winton Architects

Como contraponto ao exterior e seu contexto, o interior está revestido com madeira compensada de abeto, criando um refúgio e conferindo calidez ao entorno hostil. O primeiro pavimento está compostos por um escritório de pesquisa, um beliche para dormir e uma sala de aquecimento e está muito bem isolado para evitar que as diferenças de temperatura interior/exterior gerem redemoinhos de calor que impediriam a visualização astronômica. Uma escada helicoidal conduz desde a cobertura em balanço da entrada até uma fresta no revestimento que se abre para a plataforma de observação exterior. Continuando, a escada chega até a plataforma de observação principal dentro do volume facetado, seu interior é caracterizado por coberturas altas, um telescópio maior e um conjunto de câmeras. Uma única pessoa pode rotacionar esse elemento a mão com uma montagem que é utilizada tipicamente em instalações de fabricação de alta precisão. Um portão deslizante com manivela abre o telescópio para o céu. Uma fresta no revestimento de zinco cria uma janela de esquina, emoldurando a Polaris quando a torre está bloqueada na posição cardinal sul. 

Cortesia de Anmahian Winton Architects
Cortesia de Anmahian Winton Architects

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Observatório Gemma / Anmahian Winton Architects" [Gemma Observatory / Anmahian Winton Architects] 13 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888571/observatorio-gemma-anmahian-winton-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.