
-
Arquitetos
-
Localização
R. 4 de Infantaria, 1350 Lisboa, Portugal -
Área
70.0 m2 -
Ano do projeto
2017 -
Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento, anteriormente denominado como “Habitação do Porteiro”, situa-se no topo de um edifício residencial com seis pisos e duas entradas independentes.


Com ligação autónoma aos dois núcleos de escada, o apartamento é servido por duas entradas diametralmente opostas, ligadas entre si através de um extenso corredor, apresentando uma organização espacial muito compartimentada e desconexa.
Os excessos são demolidos e as extensas circulações eliminadas. A cozinha age como elemento de ligação entre social e privado. Transita-se, conquistando a informalidade. A pedra traz luz ao interior e serve de plano refletor no exterior. A relação com a varanda é potenciada.

Interior e exterior aproximam-se, tirando partido da magnífica vista, sendo enfatizada a relação com o Parque Natural de Monsanto.
Apesar de não ter sido intenção inicial dos clientes, o velho transformou-se e fez-se novo.
