Start / Diogo Aguiar Studio

Start / Diogo Aguiar Studio - Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Start é uma intervenção simultaneamente abstrata e figurativa, que favorece a imaginação dos transeuntes, no contexto de quadra natalícia. Trata-se de uma obra que recorre a referências da Arte Moderna em espaço público e que se constrói à escala da cidade, provocando a interação visual com o edificado envolvente, proporcionando novos enquadramentos urbanos. Ao mesmo tempo, assume uma presença etérea e subtil que, evocando leveza e representatividade, pretende colocar o Largo dos Lóios na tradicional rota das iluminações natalícias.

Start / Diogo Aguiar Studio - Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Com uma forte base geométrica, a instalação é construída a partir da subdivisão de um icosaedro, em vinte partes iguais, assumindo um princípio modular regrado por perfis estandardizados com seis metros de comprimento. O detalhe arquitectónico, inspirado no pilar cruciforme do Pavilhão de Mies em Barcelona, combate a previsível flecha e procura a desmaterialização dos braços em arestas e planos que se intersectam, contribuindo para a criação de uma paisagem fractal, congelada.

Esquema de Luz
Start / Diogo Aguiar Studio - Imagem 2 de 16
© Fernando Guerra | FG+SG
Detalhe

No período diurno, Start tira partido do desenho em movimento das sombras projectadas pelos doze braços intersectados pela luz solar, enquanto aponta os seus assumidos perfis vermelhos em várias direções. De noite, Start apresenta uma iluminação artificial, estática e branca, que reforça a intenção de pausa no tempo e no espaço, permitindo a reapreciação sobre a cenografia urbana. Os seus braços são iluminados de forma distinta, produzindo diferentes desenhos geométricos de luz à medida que o transeunte se desloca no espaço.

Start / Diogo Aguiar Studio - Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Largo dos Lóios, 4000 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Start / Diogo Aguiar Studio" 09 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888551/start-diogo-aguiar-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.