Pinheiro Guimarães 75 / Cité Arquitetura

Pinheiro Guimarães 75 / Cité Arquitetura

Pinheiro Guimarães 75 /  Cité Arquitetura - CercaPinheiro Guimarães 75 /  Cité Arquitetura - Mesa, Iluminação, CadeiraPinheiro Guimarães 75 /  Cité Arquitetura - Cadeira, DormitórioPinheiro Guimarães 75 /  Cité Arquitetura - Mesa, CadeiraPinheiro Guimarães 75 /  Cité Arquitetura - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: Cité Arquitetura; Cité Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Nazareth
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Biancogres, Brasil Glass Rio, Deca, Ibratin, Olé Bikes, Portobello, Suvinil
  • Estrutura: GMA Engenharia e Projetos Ltda.
  • Instalações: Armando Fernandes
  • Marketing: Total Right
  • Projeto De Fachada, Interiores E Paisagismo: Celso Rayol e Fernando Costa
  • Autores: Celso Rayol, Fernando Costa
  • Coordenadores De Projeto: Daniel Osório, Lúcia Andrezo, Francisco Meyer
  • Equipe: Ana Clara Meirelles, André Caterina, Beatriz Aguiar, Beatriz Oliveira, Felipe Andrade, Laura Basile, Marcia Rocha, Thiago Marques, Zander Vasques
  • Cidade: Botafogo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Pinheiro Guimarães 75 /  Cité Arquitetura - Fachada
© André Nazareth

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, esse projeto faz parte do processo de valorização e crescimento vertical que interessa a área nos últimos anos. O questionamento dos modelos convencionais adotados no bairro e o aproveitamento das características próprias do lote foram as premissas do projeto. Apesar de surgir numa rua movimentada, o lote se destaca pela presença de uma bela e tranquila mata na parte posterior, parte integrante do Parque Municipal ‘Fonte da Saudade’. Logo, o primeiro conceito para o projeto das fachadas foi a procura de um diálogo entre os diferentes elementos, criando uma transição entre o movimento da cidade e a tranquilidade da natureza.

Pinheiro Guimarães 75 /  Cité Arquitetura - Porta, Janela
© André Nazareth
Pinheiro Guimarães 75 /  Cité Arquitetura - Mesa, Iluminação, Bancada, Cadeira, Viga
© André Nazareth

O limite do edifício é recuado para dentro do afastamento, permitindo a criação de um jardim como principal elemento de transição entre a rua e o edifício. Essa ação é fundamental para a requalificação e a expansão do passeio público, encorajando a apropriação pedonal, assim como o uso de bicicletas no restante do bairro. Os perfis verticais em madeira e alumínio branco no embasamento do edifício se propõem como filtro em relação à rua, e o grande plano envidraçado da entrada garante a continuidade visual entre o hall e o espaço público.

Planta - Primeiro Pavimento
Corte

A fachada foi desenhada de forma a ordenar seus diversos elementos: varandas, janelas e embasamento são unificados por grupos, através da materialidade e do tratamento cromático. O projeto de interiores se baseia no conceito de ‘expansão’, trabalhando principalmente com a paleta de cores para enfatizar as profundidades do espaço através de claros e escuros. O projeto é cuidado nos detalhes, explorando diferentes texturas - desde o cimentado até a madeira e o tecido -, para criar interessantes contrastes de materialidade.

Pinheiro Guimarães 75 /  Cité Arquitetura - Fachada, Janela
© André Nazareth
Croqui

A proposta de mobiliários complementa a definição dos espaços, sendo totalmente integrada ao projeto arquitetônico, como no caso das luminárias escolhidas para o hall de acesso ao edifício. A comunicação visual também se integra ao projeto, desenvolvendo um papel central na caraterização e personalização dos espaços coletivos. Até ambientes e equipamentos comuns, como estacionamento e caixas de correio, ganham um tratamento especial, tornando-se elementos de destaque no design. O estacionamento, especialmente, foi aproveitado para promover a utilização de bicicletas para o deslocamento ecológico no bairro e na cidade.

Pinheiro Guimarães 75 /  Cité Arquitetura - Imagem 27 de 38
© André Nazareth

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Pinheiro Guimarães, 75 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22281-080, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pinheiro Guimarães 75 / Cité Arquitetura" 12 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888510/pinheiro-guimaraes-75-cite-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.