O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Comercial
  4. Brasil
  5. André Sumida
  6. 2016
  7. Loja Oriba / André Sumida + Joana Espinha

Loja Oriba / André Sumida + Joana Espinha

  • 05:00 - 11 Fevereiro, 2018
Loja Oriba / André Sumida + Joana Espinha
Loja Oriba / André Sumida + Joana Espinha, © Fernando Gonsales
© Fernando Gonsales

© Fernando Gonsales © André Sumida © Fernando Gonsales © Fernando Gonsales + 26

© André Sumida
© André Sumida

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se trata de uma reforma de uma antiga loja de bairro para uma marca de roupa masculina que anteriormente só trabalhava com vendas on-line. Como estratégia de marketing queriam uma loja física que refletisse seus ideais, Design Básico, Preço Justo e Sustentabilidade Social e expor o seu mostruário.

O projeto busca através de uma composição interessante de materiais básicos de construção chegar em um desenho ao mesmo tempo simples, elegante e refinado.

© Fernando Gonsales
© Fernando Gonsales

Trabalhando com tijolo pintado, madeira, cimento queimado, tela de aço; chegamos em um desenho que satisfaz o cliente, se identifica com a marca e chama os potenciais clientes para dentro da loja.

© Fernando Gonsales
© Fernando Gonsales

 Para expor as peças de roupa desenvolvemos um sistema de barras de madeira e peças metálicas que se encaixam permitindo que a loja se adapte de acordo com a demanda da temporada, não dependendo de araras ou outro mobiliário para isso. Ou mesmo retirando todos as peças a loja pode se tornar um grande salão que pode receber quadros, ou uma outra decoração para outro uso, pois a loja não se resume em vender roupas, mas também se propõe a ser um ponto cultural e de entretenimento para a cidade, inclusive tem uma sala multiuso para esse propósito.

© Fernando Gonsales
© Fernando Gonsales

No nível superior se encontra o escritório dos sócios da marca, sala de reuniões e a sala multiuso, que já recebeu, festas, exposições e aulas de ioga. A marca aposta em uma propostas com fundo social e compra um kit escolar para cada peça de roupa vendida, portanto a necessidade ter um espaço onde fosse possível reunir pessoas para pensar juntas sempre foi imprescindível.

© Fernando Gonsales
© Fernando Gonsales

O design básico das roupas, tanto material quanto de desenho se reflete na arquitetura, com paredes de tijolos pintadas, que recebem os seus elementos arquitetônicos em sua textura natural e formas simples, que acabam se compondo e cumprindo o uso que lhe é esperado. As luminárias dispensam cúpulas espalhafatosas e simplesmente flutuam pelo espaço, enquanto o balcão se torna protagonista com seu desenho monolítico e divide o ambiente entre mostruário e provador; oferecendo também comidas, serve de balcão para os baristas que servem café, e eventualmente para o DJ em alguma festa.

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Planta - 1° Pavimento
Planta - 1° Pavimento

Próximo da fachada temos a vitrine e as mesas para quem vai à loja atrás de um lugar para tomar um café observando o movimento da rua pela vitrine, ou sentar-se no banco da fachada vivenciando a cidade.

© Fernando Gonsales
© Fernando Gonsales

Um marco de madeira na fachada de tijolo aparente pintado de branco, serve de moldura para um luminoso da marca na janela da sala multifuncional. Janela que começa sobre a caixa da porta de enrolar que ao invés de ser um trambolho resultado de uma necessidade técnica, cobra seu lugar como elemento que equilibra a composição da fachada albergando a porta dentro de uma caixa de malha metálica, recebe a sinalização visual, e algum dia, pode receber uma planta trepadeira que tornará a fachada dinâmica, mudando de aspecto conforme o ano vá mudando de estações.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
André Sumida
Escritório
Joana Espinha
Escritório
Cita: "Loja Oriba / André Sumida + Joana Espinha" [Oriba Store / André Sumida + Joana Espinha] 11 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888398/loja-oriba-andre-sumida-plus-joana-espinha> ISSN 0719-8906