Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without

Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Imagem 2 de 22Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Imagem 3 de 22Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Imagem 4 de 22Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Imagem 5 de 22Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Within N Without
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  111
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Vikrant Dashputre
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Jaguar, Saint-Gobain, Star ferro
  • Arquiteto Responsável: Shailesh Devi
  • Colaboradores: Ninad Bothara, Kinjal Sakaria
  • Cidade: Nashik
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Imagem 5 de 22
© Vikrant Dashputre

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando o morador urbano, cansado do estresse do cotidiano e buscando rejuvenescimento, se volta para a natureza, o que ele almeja é buscar a alegria interior, direcionando suas energias para se tornar uma pessoa com força similar à da natureza.

Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Imagem 3 de 22
© Vikrant Dashputre

O caos da vida urbana leva a pessoa a buscar tranquilidade e a paz interior. O charme da vida urbana e o contato com a natureza é a conexão que as pessoas procuram para uma existência significativa.

Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Imagem 11 de 22
© Vikrant Dashputre
Cortes
Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Imagem 7 de 22
© Vikrant Dashputre

É essa busca que nos leva à Gumpha e seus arredores. Gumpha faz uma ponte sobre o abismo entre a escuridão das profundezas da terra e a luz que vem dos céus; celebrando a comunhão dos dois. O usuário é atraído para este jogo de luz e escuridão; descobrindo seu papel na história ao mesmo tempo que faz parte do roteiro geral, fazendo uma jornada, descobrindo o significado do contexto maior, cada qual com sua própria definição.

Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Imagem 6 de 22
© Vikrant Dashputre

Mas acima de tudo, Gumpha é UMA resposta... para a natureza aventureira de explorar. Uma expressão... da natureza própria da terra e das colinas, que surpreende. Uma jornada... para perder a identidade e descobrir a si mesmo. Uma poesia... feita pela própria Terra. Um diálogo ... entre homem e natureza.

Implantação e Maquete

Gumpha é a busca do arquiteto por uma linguagem para responder aos chamados da natureza. É uma narrativa da resposta mais orgânica que o arquiteto pode dar ao ambiente imediato.

Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Imagem 9 de 22
© Vikrant Dashputre

À medida que você caminha, a propriedade se abre para você, guiando-o por seus trajetos sinuosos, revelando lentamente o entorno e inserindo-o numa certa atmosfera. Você é apresentado à Gumpha quando menos espera e ela vem ao seu encontro, convidando você a investigar, buscar seus espaços, viajar por suas profundezas. Ela quer que você descubra, explore, para encontrar algo novo a cada passo.

Implantação e Corte

Sua forma é principalmente orgânica, onde a própria terra parece respirar em paralelo com a luz para criar o que pode ser chamado de um organismo quase vivo e sensível, despertando a curiosidade com a luz silenciosa e os espaços  lúdicos. Ela desperta a criança dentro de você, fazendo-o brincar consigo mesmo, fazendo você se perguntar, atraindo-o para dentro e levando-o até a cobertura.

Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Imagem 8 de 22
© Vikrant Dashputre

Ao mesmo tempo, ela te ajuda a buscar seu eu interior, uma vez que os espaços profundos e iluminados pela luz dos céus oferecem tranquilidade e paz para meditar. Enquanto o interior é introvertido e contemplativo, o espaço externo oferece-lhe vistas do entorno, trazendo a essência alegre e pacífica do ser humano, iniciando uma experiência intensa que te faz retornar a cidade sentindo-se muito melhor. 

Originalmente publicado em Fevereiro 06, 2018

Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without - Imagem 10 de 22
© Vikrant Dashputre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Futuro Primitivo - Casa GUMPHA / Within N Without" [Primitive Future - GUMPHA House / Within N Without] 27 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888310/futuro-primitivo-casa-gumpha-within-n-without> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.