RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA

RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 2 de 47RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 3 de 47RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 4 de 47RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 5 de 47RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Mais Imagens+ 42

  • Arquiteto Responsável: Ellen van Loon
  • Equipe: Bart Nicolaas, Anita Ernodi, Alex de Jong, Kees van Casteren, Airat Khusnutdinov, Alain Fouraux, Alexander Giarlis, Betti Ng, Jan Barta, Buster Christensen, Dominic Black, Edward Nicholson, Eric Lee, Lauren Potter, Hans Larsson, Hongchuan Zhao, Lei Mao, Gemawang Swaribathoro, Magdalena Stanescu, Mario Rodriguez, Matthew Davis, Nikki Mulder, Pawel Panfiluk, Saskia Simon, Sunkyu Koh, Yangwen Huo, Danny Rigter, Ido de Boer, Jasper van Amstel, Maya Turre, Paloma Bule, Stefan Wolf, Theodora Papanastasiou, Tjeerd van de Sandt, Vitor Oliveira, Will Hartzog
  • Cliente: Rijksvastgoedbedrijf, The Hague
  • Construção: Arup Londres, BAM, A&E, Bunnik
  • Projetos Complementares: Valstar Simonis, Rijswijk / BAM Construction and Engineering, Bunnik
  • Acústica: Level Acoustics, Eindhoven
  • Contractor: BAM Construction and Engineering − Large projects, Bunnik
  • Building Physics: DGMR, Arnhem, Holanda
  • Fire Safety: DGMR, Arnhem, Holanda
  • Security: DGMR, Arnhem, Holanda
  • Colaboradores Engenharia Estrutural: Arup London, BAM A&E, Bunnik,Holanda
  • Engenharia De Serviços: Valstar Simonis, Rijswijk, Holanda / BAM Techniek, Bunnik, Holanda
  • Antigo Uso: Ministério da Habitação, Planejamento Urbano e Território e Meio Ambiente (VROM)
  • Capacidade: 6000 funcionários públicos; 4200 locais de trabalho (3100 mesas + 2200 espaços para reuniões e salões) / 2 salas de reuniões = 1 espaço de trabalho
  • Arte Do átrio: Zoro Feigl
  • Arte Da Praça: Tamar Frank
  • Arquivos Do Ministério Das Relações Exteriores: Em todo o edifício
  • Cidade: Haia
Mais informaçõesMenos informações
RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 24 de 47
Fotografia por Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti © OMA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Rijnstraat 8, oficialmente inaugurado pelo rei da Holanda no dia de ontem, é um projeto de renovação de um edifício governamental que abriga o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério de Infra-Estrutura e Gestão das Águas, a Agência Central de Asilo Político e os Serviços de Imigração e Naturalização. A Parceria Público-Privada sob o nome de PoortCentraal, composta pela BAM, ISS e OMA, foi responsável pela transformação completa deste edifício de 90.000 metros quadrados, localizado junto à estação central de Haia, trazendo-o de volta à vida com um caráter moderno representando a transparência do governo holandês.

RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 38 de 47
Conceito projetual

O arquiteto associado do OMA, Ellen van Loon, foi o principal responsável por este projeto de renovação, concebendo um edifício repleto de espaços flexíveis ao invés de reproduzir o tradicional layout de escritório, otimizando os espaços de trabalho. A transformação do Rijnstraat 8 é o primeiro de uma série de projetos que o governo holandês pretende implantar com o objetivo de reduzir o número de imóveis ocupados pela administração pública. O envolvimento do setor privado é estimulado tanto na concepção, construção e financiamento das estruturas governamentais, quanto na manutenção e operação dos edifícios, para os quais será responsável por um período de 25 anos. Várias estratégias ambientais foram adotadas com o objetivo de tornar o edifício mais sustentável, como a utilização de vidro triplo nos átrios, a instalação de painéis solares, luzes LED e a implementação de um sistema térmico para aquecimento e refrigeração do edifício, reduzindo significativamente o consumo de energia. O desperdício na obra foi praticamente nulo uma vez que quase não foram utilizados novos materiais: a pesar de 20% do edifício ter sido demolido, 99,7% disso foi reutilizado na própria obra.

RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 3 de 47
Fotografia por Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti © OMA

A renovação do Rijnstraat 8 representa o equilíbrio perfeito entre passado, presente e futuro. Os conceitos mais importantes do projeto original, concebido por Jan Hoogstad em 1993, foram mantidos e encontram-se em completa sintonia com o que agora é um edifício moderno preparado para os desafios do futuro. A implantação de espaços de trabalho flexíveis e uma nova circulação que atravessa o edifício em toda sua extensão, favorecem a compreensão espacial no interior do edifício enquanto que a substituição das paredes opacas por uma fachada transparente de vidro promove a sua conexão com o espaço urbano. Esta interação interior exterior ainda é potencializada com a inserção de uma nova passagem pública que atravessa o edifício como uma grande praça pública.

RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 6 de 47
Fotografia por Nick Guttridge, © OMA
RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 42 de 47
Diagrama do programa
RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 4 de 47
Fotografia por Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti © OMA

Ellen van Loon afirma: "Redesenhamos o antigo edifício como uma estrutra multi-ministerial altamente flexível e sustentável, promovendo a interrelação entre os distintos departamentos e a interação entre os Ministérios e o espaço urbano da cidade de Haia através de sua fachada transparente e acessos amplos e acessíveis".

RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 22 de 47
Fotografia por Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti © OMA

O projeto foi dirigido por Ellen van Loon e pelo coordenador de projeto Bart Nicolaas. Seu desenvolvimento é resultado de um trabalho do OMA em conjunto com Ector Hoogstad Architecten, Wessel de Jonge Architecten, DGMR, ARUP, BAM Advies & Engineering e Valstar Simonis.

RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 28 de 47
© Nick Guttridge
RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 43 de 47
Desenho conceitual
RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 7 de 47
Fotografia por Nick Guttridge, © OMA

A transformação do Rijnstraat 8 dá o pontapé inicial para uma nova série de compromissos do OMA na capital política de Haia, onde Ellen van Loon será o arquiteto responsável também no projeto de renovação da Segunda Casa do Parlamento holandês.

RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA - Imagem 10 de 47
Fotografia por Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti © OMA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rijnstraat 8, 2515 XP Haia, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA" [RIJNSTRAAT 8 / Ellen van Loon / OMA] 04 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888267/rijnstraat-8-ellen-van-loon-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.