O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. Estados Unidos
  5. Johnsen Schmaling Architects
  6. 2016
  7. Belay MKE / Johnsen Schmaling Architects

Belay MKE / Johnsen Schmaling Architects

  • 13:00 - 10 Fevereiro, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Belay MKE / Johnsen Schmaling Architects
Belay MKE / Johnsen Schmaling Architects, © John J. Macaulay
© John J. Macaulay

© John J. Macaulay © John J. Macaulay © John J. Macaulay © John J. Macaulay + 14

© John J. Macaulay
© John J. Macaulay

Descrição enviada pela equipe de projeto. Belay MKE é um projeto de uso misto que combina uma academia de escalada interna de 1600 m² com 46 unidades habitacionais. Localizado na região norte do centro da cidade de Milwaukee, o projeto está implantado em uma área urbana industrial conhecida como Humboldt Yards, região onde funcionavam as fábricas que atendiam a construção da Milwaukee Road até a década de 1970. Depois de anos subutilizada, a região começou a se tornar atrativa comercialmente nos últimos anos por conta do rápido crescimento demográfico da cidade.

© John J. Macaulay
© John J. Macaulay

Contrastando com os edifícios de seu entorno, uma arquitetura pouco inspiradora, com uma abundância de rebocos e acabamentos, o projeto Belay MKE consiste em um volume solido, monolítico e cru, desenhado para reverberar a escala e a presença física dos edifícios industriais da antiga fábrica Humboldt Yards. 

© John J. Macaulay
© John J. Macaulay
Plantas
Plantas
© John J. Macaulay
© John J. Macaulay

A fachada apresenta uma paleta restrita com elementos em aço, acentuado por painéis de concreto, alumínio e vidro. Essa escolha de materiais reflete a contradição inerente entre o passado da cidade, marcado pela função histórica de Milwaukee como 'Oficina do Mundo' e o presente, um lugar em transformação afim de atrair o público de colarinho branco e jovens interessados em espaços urbanos e dinâmicos. Painéis ondulados de aço em processo de oxidação envolvem quase todo o volume, de forma que as marcas do intemperismo no aço dialogam com as linhas precisas dos perfis de alumínio e os painéis de concreto.

Cortes
Cortes

O programa híbrido do edifício foi organizado em um simples volume. Alinhados no sul e leste do edifício, os apartamentos modulares se beneficiam de vistas para as áreas verdes do entorno, incluindo a recém recuperada bacia do Rio Milwaukee. Um ginásio com 18 m de altura se projeta para o norte, acomodando paredes de vidro verticais, que expõe e anunciam as atividades de escaladas internas para aqueles que passam pela North Avenue, uma via movimentada que conecta o Lago Michigan com os subúrbios a oeste de Milwaukee.

© John J. Macaulay
© John J. Macaulay

Pensando em otimizar a superfície interna de escalada, a fachada norte do ginásio não apresenta aberturas e consiste em um plano altamente articulado e cadenciado organizado por uma série de barbatanas oblíquas de alumínio. Essas barbatanas definem gradualmente formas e criam uma textura dinâmica que se altera de acordo com o controle de luz e ângulos de visão, funcionando como uma abstração das condições externas de escalada. Entre as barbatanas existem faixas horizontais de luz marcadas por lentes verdes, as quais permitem o uso noturno do ginásio, além de adicionarem um elemento colorido ao ambiente. O volume da academia é fechado por uma cobertura horizontal plana que flutua 1.5 metros acima do volume principal, acomodando uma abertura zenital que permite abundância de luz natural durante o dia. De noite, a claraboia dá ao edifício uma presença icônica, transformando-o em um marco, iluminando a vizinhança. 

Maquete
Maquete

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Johnsen Schmaling Architects
Escritório
Cita: "Belay MKE / Johnsen Schmaling Architects" [Belay MKE / Johnsen Schmaling Architects] 10 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888165/belay-mke-johnsen-schmaling-architects> ISSN 0719-8906