Belay MKE / Johnsen Schmaling Architects

Belay MKE / Johnsen Schmaling Architects - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Johnsen Schmaling Architects; Johnsen Schmaling Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8145
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:John J. Macaulay
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GE Cosntruction Sealants, Kawneer, Pella EFCO
  • Projeto Da Parede De Escalada: Eldorado Climbing Walls, Boulder, CO
  • Cidade: Milwaukee
Mais informaçõesMenos informações
© John J. Macaulay

Descrição enviada pela equipe de projeto. Belay MKE é um projeto de uso misto que combina uma academia de escalada interna de 1600 m² com 46 unidades habitacionais. Localizado na região norte do centro da cidade de Milwaukee, o projeto está implantado em uma área urbana industrial conhecida como Humboldt Yards, região onde funcionavam as fábricas que atendiam a construção da Milwaukee Road até a década de 1970. Depois de anos subutilizada, a região começou a se tornar atrativa comercialmente nos últimos anos por conta do rápido crescimento demográfico da cidade.

© John J. Macaulay

Contrastando com os edifícios de seu entorno, uma arquitetura pouco inspiradora, com uma abundância de rebocos e acabamentos, o projeto Belay MKE consiste em um volume solido, monolítico e cru, desenhado para reverberar a escala e a presença física dos edifícios industriais da antiga fábrica Humboldt Yards. 

© John J. Macaulay
Plantas
© John J. Macaulay

A fachada apresenta uma paleta restrita com elementos em aço, acentuado por painéis de concreto, alumínio e vidro. Essa escolha de materiais reflete a contradição inerente entre o passado da cidade, marcado pela função histórica de Milwaukee como 'Oficina do Mundo' e o presente, um lugar em transformação afim de atrair o público de colarinho branco e jovens interessados em espaços urbanos e dinâmicos. Painéis ondulados de aço em processo de oxidação envolvem quase todo o volume, de forma que as marcas do intemperismo no aço dialogam com as linhas precisas dos perfis de alumínio e os painéis de concreto.

Cortes

O programa híbrido do edifício foi organizado em um simples volume. Alinhados no sul e leste do edifício, os apartamentos modulares se beneficiam de vistas para as áreas verdes do entorno, incluindo a recém recuperada bacia do Rio Milwaukee. Um ginásio com 18 m de altura se projeta para o norte, acomodando paredes de vidro verticais, que expõe e anunciam as atividades de escaladas internas para aqueles que passam pela North Avenue, uma via movimentada que conecta o Lago Michigan com os subúrbios a oeste de Milwaukee.

© John J. Macaulay

Pensando em otimizar a superfície interna de escalada, a fachada norte do ginásio não apresenta aberturas e consiste em um plano altamente articulado e cadenciado organizado por uma série de barbatanas oblíquas de alumínio. Essas barbatanas definem gradualmente formas e criam uma textura dinâmica que se altera de acordo com o controle de luz e ângulos de visão, funcionando como uma abstração das condições externas de escalada. Entre as barbatanas existem faixas horizontais de luz marcadas por lentes verdes, as quais permitem o uso noturno do ginásio, além de adicionarem um elemento colorido ao ambiente. O volume da academia é fechado por uma cobertura horizontal plana que flutua 1.5 metros acima do volume principal, acomodando uma abertura zenital que permite abundância de luz natural durante o dia. De noite, a claraboia dá ao edifício uma presença icônica, transformando-o em um marco, iluminando a vizinhança. 

Maquete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Milwaukee, WI, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Belay MKE / Johnsen Schmaling Architects" [Belay MKE / Johnsen Schmaling Architects] 10 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888165/belay-mke-johnsen-schmaling-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.