B72 / Dosa Studio

B72 / Dosa Studio - Mais Imagens+ 11

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Dosa Studio; Dosa Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcos Betanzos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CASTEL, Corev, Tecnolite
  • Colaboradores: Angélica Pasten, Mariana Morales, Daniel Castillo
  • Arquitetos Responsáveis: Raúl Medina, Sergio Sousa, Abraham Servin
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Marcos Betanzos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao Norte da delegação Miguel Hidalgo encontra-se a Colônia Verónica Anzures, cuja nomenclatura alude a diversas baías do continente Americano e que tradicionalmente foi uma área residencial de transição entre as colônias Polanco - Anzures, a zona industrial e colônias populares. Atualmente apresenta um rejuvenescimento demográfico e restauração arquitetônica intensiva, derivada da gentrificação provocada pelo Novo Polanco e detonada pela construção de grandes edifícios residenciais. É nesse contexto que se encontra Grupo Hola, uma empresa dedicada ao ramo administrativo que solicitou a reforma integral do edifício como forma de fortalecer sua imagem. Conhecer os princípios a partir dos quais a empresa trabalha foi de suma importância, a seriedade e confiança de seu trabalho deveriam ser materializadas no conceito da proposta.

Esquema Axonométrico

O projeto começou diferenciando os usos do imóvel: acesso, circulações e área de trabalho, os quais foram traçados na fachada por meio de uma retícula perfeitamente definida que resultou em uma nova modulação. A principal condicionante para iniciar o desenho era aproveitar ao máximo o estado atual do edifício. No nível da rua, gerou-se um acesso integrado para separar a circulação de pedestres da entrada do edifício sem perder o vínculo entre espaço público e projeto, partindo de um banco-jardineira que completa um conjunto que contém o acesso de pedestres e que também faz parte de uma nova configuração interna, já que originalmente não havia uma área de lobby e no projeto propõe-se um novo espaço para a recepção e uma área de espera que permite controlar melhor o acesso.

© Marcos Betanzos
Corte Esquemático
© Marcos Betanzos

Em relação às circulações verticais, foram propostos materiais com acabamentos no piso, enquanto na fachada se propôs uma estrutura que diferencia os usos, elemento que proporciona um arremate visual no interior, complementado pelo jogo de luzes e sombras produzido pelo material durante o percurso. O volume principal se apresenta como um bloco dividido em nove cubos determinados pela atividade que se desenvolve ao interior de cada um. Com a ideia de gerar claros e escuros, o bloco de escritórios é extraído com a ajuda de uma estrutura de aço que cria uma fachada dupla como resultado. O primeiro plano responde ao estado atual do imóvel, com um volume central sobressaindo, enquanto o segundo plano proposto funciona como um elemento que alinha a fachada. Este gesto permitiu gerar uma sensação de amplitude no edifício.

Esquema Fachada

Como resultado do estudo de insolação anual, a fachada dupla e a estrutura das circulações verticais regulam a quantidade otimizada de incidência solar necessária para cada estação do ano. A intervenção foi revestida por pedras brancas, com uma série de linhas transversais a partir das juntas, com um traçado contínuo em sentido vertical e horizontal correspondente à modulação que se integra totalmente à imagem corporativa do Grupo Hola, atraindo a atenção de quem transita pela rua em seus diversos pontos. A reforma na fachada do Grupo Hola pode ser um referencial para a colônia Verónica Anzures, já que dentre suas contribuições, o elemento arquitetônico funciona como uma lâmpada urbana, dotando a vizinhança de maior segurança. O projeto se mimetiza com seu contexto através dos materiais.

© Marcos Betanzos
© Marcos Betanzos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Anzures, 11590 Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "B72 / Dosa Studio" [B72 / Dosa Studio] 04 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888139/b72-dosa-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.