Casa Mandanila / Somia Design

Casa Mandanila / Somia Design - Mais Imagens+ 10

Sul de Denpasar, Indonésia
  • Arquitetos: Somia Design; Somia Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  154
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mario Wibowo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dekson, Modena Appliances, Toto
© Mario Wibowo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa fica em um lote de 320 metros quadrados em um pequeno complexo residencial em Denpasar, Bali, localizado em frente a uma escola primária, onde o ruído e as atividades escolares influenciam indiretamente a casa durante o dia. Esta casa era inicialmente uma cozinha e uma garagem de uma edificação maior que costumava produzir alimentos para uma empresa de serviços de buffet. Depois, o proprietário decidiu dividir a casa em duas partes separadas. Naquela época, a casa era bastante grande, mas ainda assim havia pouca luz natural e uma mistura de acabamentos. Em termos de briefing, o cliente desejava uma casa balinesa tropical que se adaptasse ao estilo de vida casual da família. Essas questões foram desafiadoras para o arquiteto conceber este projeto de reforma. Como transformar uma área de serviço em uma nova casa urbana habitável?

Corte
© Mario Wibowo
Renderização - Interior

Era claro que a mudança mais importante seria a reorganização da planta. A nova planta oferece 3 quartos com um banheiro para cada um. O arquiteto garantiu que cada quarto recebesse muita luz natural, "incorporando o hábito natural da vida tropical, criamos aconchego com um fluxo contínuo entre dentro e fora, de maneira minimalista". Com mais de 4 metros de altura, uma parede cobre a casa para reduzir o ruído que vem da escola. Além disso, oferece privacidade às atividades dos moradores dentro da casa. Feita de milhares de blocos de concreto modulares organizados, esta parede também torna-se o ícone da casa. Uma combinação de seixos soltos e um deck de madeira nos leva à entrada. Atravessando uma grande porta pivotante, somos surpreendidos por um pequeno jardim que fica atrás da porta principal, para que mal consigamos identificar qual área pertence ao exterior e qual pertence ao interior. Não há uma fronteira clara entre um e outro.

© Mario Wibowo

Diferente de outras casas comuns, esta não apresenta um ambiente para convidados assim que entramos na casa. A casa começa com um corredor que pode ser usado como um foyer para recebe-los. No final do corredor, nos deparamos com uma parede feita de tijolos que traz aconchego à casa. Ao entrar na sala principal, há uma sala de estar, jantar e um espaço de trabalho posicionados num mesmo espaço, sem paredes divisórias. Aqui, todas as atividades dos membros da família podem ser feitas juntas em um só lugar. Esse tipo de layout, em planta livre, torna o espaço mais amplo. A parede de tijolos torna-se o plano de fundo da sala e traz aconchego e uma sensação de lar.

Planta Baixa

Este projeto de reforma foi difícil, mas desafiador para o arquiteto. Foi necessário adequar a casa a todas as limitações estruturais e, por isso, podemos perceber uma parede no meio da sala principal. Na verdade, ela é resultado da existência de uma coluna estrutural que então se transformou numa parede divisória decorativa entre o sofá e a sala de jantar. O objetivo era criar um espaço aberto onde as atividades se misturassem. Por exemplo, ao mesmo tempo o pai pode trabalhar na mesa de trabalho, a mãe na despensa, enquanto as crianças  brincam no sofá-cama; todos eles podem ainda interagir livremente nesta sala. Para resolver a falta de incidência de luz natural, o arquiteto posicionou um jardim ao lado da casa como um túnel de vento e luz. Durante o dia, há muita luz incidindo nos ambientes, assim como um "espaço de respiração" para a casa.

© Mario Wibowo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mandanila / Somia Design" [Mandanila House / Somia Design] 09 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888079/casa-mandanila-somia-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.