Praça do Cabo / BOOM Landscape + CITYFÖRSTER

Praça do Cabo / BOOM Landscape + CITYFÖRSTER - Mais Imagens+ 5

  • Consultores: Frans Boots, Adhurim Qehajaj
  • Cliente: Cidade de Durrës
  • Cidade: Durrës
  • País: Albânia
Mais informaçõesMenos informações
© Blerta Kambo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como você cria um senso de pertencimento numa porção suja e negligenciada do litoral entre uma pequena faixa de praia e um passeio? Este foi o desafio enfrentado pela BOOM Landscape, em parceria com a Cityförster, quando fomos convidados pelo prefeito de Durrës para projetar um novo espaço público num terreno abandonado à beira mar. A comissão deixou clara a ambição de proporcionar uma transformação inspiradora no contexto de uma campanha nacional para melhorar o litoral um tanto maltratado da Albânia.

Renderização

A costa adriática do país compreende uma sucessão de cabos e baías, o que nos deu a ideia de criar um mini promontório artificial que atuaria como um marco local. Tomando partido do próprio terreno, propusemos adicionar mais pedras locais extraídas das colinas acima de Durrës; isso criou uma base sobre a qual uma superestrutura de concreto branco-creme, feita de areia e agregado, forma uma paisagem de terraços suaves. Atuando tanto como uma formação geológica instantânea quanto como assentos de anfiteatro, esta península artificial oferece vistas panorâmicas sobre o porto de Durrës ao sudeste, ao mesmo tempo que por trás desta, um grande espaço pavimentado liga-se ao passeio costeiro. Para dar vida a esta área considerável, foram utilizadas duas pedras locais diferentes, uma clara e uma escura, assentadas de acordo com as técnicas locais de pavimentação e de tal forma que as letras D U R R E S pudessem ser vistas de cima (ou do Google Maps).

© Blerta Kambo
© Blerta Kambo

Nós também criamos um esquema de plantio para a parte posterior do terreno, entre a área pavimentada e a urbanização circundante, que será realizado quando um novo hotel for construído no lote adjacente. Mais uma vez, nos voltamos para a paisagem circundante em busca de inspiração, evitando as palmeiras brilhantes da Califórnia ou da Côte d'Azur em favor de espécies mediterrâneas nativas, como o pinheiro-manso, o tomilho, o alecrim, o algodão lavanda e centauros, que forneceram uma mistura de permeabilidade e cobertura do solo. Também adicionamos algumas espécies exóticas não-nativas, como cactos e agaves, para trazer uma dissonância contrastante.

Vegetação

Uma vez que havia inevitavelmente uma dimensão política para esta proposta, nos deram apenas doze meses para realizar o projeto e a execução, para que a Praça do Cabo estivesse pronta a tempo das próximas eleições locais. Adhurim Qehajaj, arquiteto e consultor do prefeito, foi essencial fazer com que o trabalho fosse realizado conforme o cronograma e o padrão exigido. Após a conclusão da praça, os moradores imediatamente a adotaram, apelidando-a carinhosamente de "Sfinksi" (esfinge) e reunindo-se todos os dias lá para assistir ao pôr-do-sol. O grupo pop albanês, Young Zerka, até gravou um videoclipe no local, de uma música intitulada Boom Boom.

© Blerta Kambo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Durrës, Albânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça do Cabo / BOOM Landscape + CITYFÖRSTER" [Cape Square / BOOM Landscape + CITYFÖRSTER] 09 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887903/praca-do-cabo-boom-landscape> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.