Duplo Safadasht / Next Office–Alireza Taghaboni

Duplo Safadasht / Next Office–Alireza Taghaboni - Mais Imagens+ 40

Teerã, Irã
  • Projeto Estrutural: Bastanpol Company (Vahid Gharakhaninia)
  • Projeto De Instalações Mecânicas: Payabana Afarin (Mojtaba Arabpour)
  • Projeto De Instalações Elétricas: Payabana Afarin (Saeid Afshar)
  • Supervisão: Mehrdad Makaremi
  • Consultoria Espaços Verdes: Babak Mostofi Sadri
  • Execução: Ali Akbar Boluki, Alireza Sibsorkhi (Brickwork), Mohsen Shamshiri (Finishing)
  • Cliente: Farhad Vafa
  • Gráficos: Asal Karami, Fatemeh s. Tabatabaeian, Negar Darzi
  • Modelo: Sajjad Hosseini
  • Arquiteto Responsável: Alireza Taghaboni
  • Arquitetos: Alireza Taghobani with Sepideh Sarafzadeh, Mojgan Ziaei, Shahab Ramezani, Peyman Nozari, Morvarid Momayezan, Mehrdad Makaremi
  • Cidade: Teerã
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Parham Taghioff

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sempre uma questão controversa, o abismo entre gerações aumentou ainda mais nos dias de hoje. Esta lacuna, juntamente com outras lacunas culturais e sociais, levou à crença de que para viver no Irã é necessária a coexistência de estilos de vida diversos ou mesmo contraditórios que criam uma sociedade heterogênea. Esta diversidade nos estilos de vida, particularmente em casos como o público versus o privado, o tradicional versus o moderno, o masculino versus o feminino, parece ser mais ousada, cujos efeitos, nas abordagens dos projetos arquitetônicos ao longo da história, podem ser observados na relação entre cheio e vazio, hierarquia e sequência espacial. Essas diferenças podem ser vistas na arquitetura de várias regiões do Irã – diferenças que normalmente se originam das várias ideologias culturais e religiosas, assim como das diversas regiões do Irã.

Diagrama Conceitual
Corte A

Esta questão se manifestou de forma diferente na arquitetura das várias áreas geográficas do Irã, uma vez que essas áreas foram influenciadas por seus pontos de vista religiosos e condições regionais. Nas regiões do norte, onde as interações sociais puderam se desenvolver mais livremente, a vida fluiu mais comumente em áreas públicas e nos espaços semi-públicos que cercam os núcleos rígidos das casas. No entanto, nas regiões centrais do Irã, os espaços vazios são situados dentro dos prédios, e para acessá-los, é necessário que se passe por espaços controlados. No projeto Duplo Safadasht, fizemos o nosso melhor para perceber essas diferenças e criar métodos de coordenação variados para vinculá-las.

© Parham Taghioff

A demanda do cliente era por um edifício no primeiro lote para sua família religiosa, que praticava rituais religiosos nos meses lunares de Moharram e Ramadã, e outra edificação no lote adjacente destinado a festas noturnas. A proposta, que foi construída com duas estruturas separadas, é composta por dois edifícios conectados por uma ponte. O primeiro, feito de tijolos, foi projetado para os pais, enquanto o segundo edifício, destinado a festas e predominantemente feito de vidro, estaria principalmente à disposição do membro mais novo da família. As edificações foram projetadas de tal forma que, se houvesse a oportunidade, elas pudessem ser separadas e vendidas.

© Parham Taghioff

O esquema do primeiro edifício é baseado em um pátio central com a construção em torno dele, com paredes de tijolos e inúmeras janelas. O esquema do segundo edifício apresenta um núcleo rígido cercado por espaços públicos e semi-públicos. Além disso, no edifício para festas, tentou-se criar um espaço aberto fluido através da conexão do núcleo rígido a um teto suspenso de modo a enfatizar a dissimilaridade dessas duas estruturas. Mostrar e refletir o paradoxo predominante no nosso cotidiano foi o principal desafio neste projeto, e a incongruência presente na estrutura do projeto reflete perfeitamente suas aplicações contrastantes, de forma que cada grupo com suas características conflitantes é capaz de viver sem perturbar o outro, assim como acontece na vida cotidiana de uma família.

© Parham Taghioff

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Duplo Safadasht / Next Office–Alireza Taghaboni" [Safadasht Dual / Next Office–Alireza Taghaboni] 12 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887902/duplo-safadasht-next-office-nil-alireza-taghaboni> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.