Residência Elache / Elmor Arquitetura

Residência Elache / Elmor Arquitetura

Residência Elache / Elmor Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira, VigaResidência Elache / Elmor Arquitetura - Porta, Fachada, Janela, Terraço, VigaResidência Elache / Elmor Arquitetura - Mesa, SofáResidência Elache / Elmor Arquitetura - Sofá, Mesa, Janela, PátioResidência Elache / Elmor Arquitetura - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Elmor Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Zequinão
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Elf Mármores
  • Arquiteto Responsável: Jorge Elmor Neto
  • Colaboradores: ION Engenharia, Interpam, Florence
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Elache / Elmor Arquitetura - Pátio
© Fernando Zequinão

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado num bairro residencial de Curitiba, com construções térreas e uma vasta área arborizada, o projeto é um anexo de uma casa e serve como área de lazer e apoio a uma piscina coberta. O projeto intenciona enriquecer o conjunto arquitetônico através de um novo volume que esteticamente expressa seu caráter residencial de uma forma contemporânea sem deixar de criar um diálogo com a construção existente. No programa solicitado pelos clientes a acessibilidade sempre esteve no topo da lista de requisitos e todos os espaços, dimensionamentos, circulações e materiais foram pensados para atender todos os tipos de necessidades especiais.

Residência Elache / Elmor Arquitetura - Mesa, Sofá
© Fernando Zequinão

O anexo consiste num volume retangular de 18 metros de comprimento por 8 metros de largura, executado em concreto aparente (com formas de madeira ripada) e vidro (esquadrias de alumínio com vidro duplo) conformando um conjunto arquitetônico contemporâneo e atemporal, robusto na durabilidade mas leve nas linhas compositivas. Sala de estar, jantar e gourmeterie estão integradas para abrigar as atividades sociais. As amplas portas de correr de vidro se abrem completamente permitindo livre acesso para o exterior, duplicando a área de convívio. A piscina, o jardim e os diversos terraços adjacentes fornecem múltiplos usos e ocupações para diversas atividades. Seus ocupantes podem flanar entre os espaços à medida que o sol e a luz se movem até o entardecer.

Residência Elache / Elmor Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Fernando Zequinão
Residência Elache / Elmor Arquitetura - Imagem 19 de 20
Corte A
Residência Elache / Elmor Arquitetura - Mesa, Viga
© Fernando Zequinão

Na face norte da residência um terraço é coberto por uma ampla marquise de concreto com uma grande abertura para emoldurar a lua. Neste ambiente a mesa de centro pode se transformar numa lareira para aquecer todos ao redor do fogo sob à luz do luar. Seguindo alguns princípios de sustentabilidade, o projeto de esquadrias recebeu "bandeiras" (aberturas máximo-ar acima das portas de correr) que permitem a ventilação cruzada ao longo do dia resfriando a edificação. O revestimento do piso é um composto de quartzo e mármore, que alia sustentabilidade à praticidade e resistência que o local exige. Toda a iluminação do projeto foi executada em lâmpadas LED de baixo consumo e alta durabilidade. Duas grandes réguas em formato de "L" - projeto do arquiteto Jorge Elmor (executadas pela Design Selo) - emanam uma suave luz difusa sobre o teto de beton, valorizando a textura e volumetria da cobertura.

Residência Elache / Elmor Arquitetura - Sofá, Janela, Banco
© Fernando Zequinão

Por dentro o concreto dos fechamentos verticais cede espaço para grandes painéis de madeira (nogueira italiana) - um material de baixo impacto ambiental que além de seus atributos estéticos afere temperatura e acolhimento para seus usuários. Estes painéis, atrás da generosa bancada de Caeser Stone (com 4,5m de comprimento) na gourmetrie, escondem os armários e a churrasqueira. O mesmo recurso foi utilizado na sala de estar, onde a nogueira italiana reveste o home theater e camufla a porta do lavabo. Propositalmente não foi criada uma entrada formal para o espaço gourmet. A possibilidade de acessar o interior por qualquer uma das portas de correr envidraçadas, situadas no perímetro de toda a edificação, reforça a permeabilidade física e visual da edificação, eliminado qualquer barreira entre a casa principal, o anexo e os jardins circundantes. Esta concepção permite criar váriar níveis de privacidade, oferecendo a possibilidade de isolamento ou convívio social.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Elache / Elmor Arquitetura" 24 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887872/residencia-elache-elmor-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.