“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang

“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 6 de 30
© Guangyuan Zhang

“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 2 de 30“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 3 de 30“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 4 de 30“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 5 de 30“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Mais Imagens+ 25

Tangshan, China
“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 12 de 30
© Guangyuan Zhang

“O terceiro espaço" está localizado na próspera North Jianshe Road. O lugar, o desenho, o volume, a forma da torre e a base estão quase todos determinados pelo cálculo da luz solar para cumprir com o rigoroso padrão leste. Dois edifícios paralelos de 100 metros de altura, com lajes, rotacionam em certo grau, seguindo a direção da luz solar do sudoeste e logo voltam-se para o sudeste com a cobertura da base cortada em ziguezague, deixando um jardim no lado leste.

“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 28 de 30
Croqui. Imagem Cortesia de Atelier Li Xinggang
“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 15 de 30
Cortesia de Atelier Li Xinggang

O complexo projeto procura transmitir um tipo de imagem de um assentamento tridimensional da cidade que se estende até a cobertura com 76 residências verticais. As lajes geralmente planas no "pavimento tipo", nesse projeto estão distribuídas em uma disposição escalonada estrutural e assim formam um aumento contínuo do nível de altura em cada moradia, como terraços artificiais geométricos que contem a transição das funções públicas até as privadas com o acesso dos habitantes ao cruzar os terraços, sentindo a atmosfera tranquila que se forma nas transições espaciais contínuas. 

“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 14 de 30
© Xinggang Li

A coleção e o espaço dos meios se organizam em forma de casas na inclinação. As residências do pavilhão com diferentes tamanhos, formas e direções são transferidas para a fachada para desfrutar das vistas e servir como várias plataformas vivas de estar abertas à cidade, convertendo-se assim em um símbolo da densa e vertical "cidade assentada". O verdadeiro pátio verde é introduzido nas unidades superiores com a ajuda da cobertura e cria assim uma sensação de altura diferente da residência comum. 

“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 30 de 30
Modelo. Imagem Cortesia de Atelier Li Xinggang
“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 24 de 30
Croqui. Imagem Cortesia de Atelier Li Xinggang
“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 4 de 30
© Xinggang Li

Todas as unidades de apartamentos duplex são empilhadas verticalmente com pavilhões ao ar livre de diferentes tamanhos e direções em balanço na fachada correspondente convertendo-se em uma nova paisagem na cidade. 

“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 13 de 30
© Peng Sun
“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang - Imagem 2 de 30
© Xinggang Li

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tangshan, Hebei, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "“O terceiro espaço” / Atelier Li Xinggang" [“The Third Space” / Atelier Li Xinggang] 12 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887814/o-terceiro-espaco-atelier-li-xinggang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.