Casa BT / ONG&ONG Pte Ltd

Casa BT / ONG&ONG Pte Ltd - Mais Imagens+ 16

Singapura , Singapura
  • Arquitetos: ONG&ONG Pte Ltd; ONG&ONG Pte Ltd
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Derek Swalwell
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Apaiser, Equinox, Zirconwood
  • Equipe : Julius Caramat Daguio, Lim Yan Qing
  • Arquiteto Associado : Lee Cheow Yeh
  • Arquitetos Responsáveis: Maria Arango, Diego Molina
  • Cidade: Singapura
  • País: Singapura
Mais informaçõesMenos informações
© Derek Swalwell

Descrição enviada pela equipe de projeto. Elegante e feita sob medida, a Casa BT apresenta uma linguagem que harmoniza estética, desejo e imaginação. 

Contexto

Implantada em uma tranquila área residencial próxima à Bukit Timah Road, a casa, projetada para uma família de seis pessoas, combina um estilo de vida ativo e confortável para se encaixar tanto nas necessidades atuais dos moradores, quanto nas suas aspirações futuras.

© Derek Swalwell

Conceito e Abordagem

O terreno com uma forma particular bastante recortada, apresenta uma figueira madura com grandes galhos que sombreiam boa parte da superfície. A casa foi acomodada de forma a celebrar a árvore, transformando-a em um ponto focal do projeto. Formada por um conjunto de volumes lineares empilhados que são cortados por planos de diferentes materialidades, resultando em um espaço de traços simples e com bastante claridade, a composição formal final da casa foi dividida em três diferentes camadas. A camada de topo consiste em uma malha metálica que reveste o sótão e os serviços. A camada do meio é composta por uma tela de madeira que envolve o primeiro pavimento e suas atividades voltadas para as áreas íntimas da família. A camada do térreo, onde ficam a cozinha e as áreas de estar é ambientada por jardins com vegetação abundante. 

© Derek Swalwell
Planta - Térreo
© Derek Swalwell

Uma Introdução Dramática 

O hall de entrada é marcado pela incidência de luz natural que penetra como uma cascada no decorrer do dia. O hall se organiza como um corredor ventilado naturalmente que te leva até as salas de estar. Além disso, o hall também dá acesso a uma suíte de hóspedes e um lavabo. Uma parede central, separa os espaços de serviço das áreas de estar, tornando o volume do térreo bastante versátil. Beirais de concreto são utilizados para garantir sombreamento, enquanto o piso de mármore travertino se expande para o pátio, dando amplitude para os espaços do térreo. O pavimento térreo também apresenta uma série de janelas de vidro retráteis que, quando totalmente abertas integram espaço interno e externo.

© Derek Swalwell

O Coração da Casa

Uma escada branca conecta o pavimento térreo com o primeiro nível. Sua característica leve e escultórica contrasta com um volume de concreto que sustenta os quartos acima. Uma piscina delimita os fundos da casa, enquanto que o piso de travertino se integra ao piso da piscina e à vegetação do jardim.  

© Derek Swalwell

Encaixe Perfeito

Em uma subida dramática a escada revela os quartos no segundo pavimento. O foco sai da escada e se direciona para a rede metálica que reveste os espaços internos do segundo pavimento. Alguns espaços como a academia particular que fica no sótão, ou a adega adjacente à cozinha dão um refinamento ao programa da casa, ao mesmo tempo que se sintonizam com os planos futuros dos clientes. 

© Derek Swalwell

Materialidade

O projeto apresenta uma paleta cuidadosa para complementar simplicidade da combinação dos volumes. Para contrastar com os tons quentes da madeira e da trama metálica, os painéis de vidro retráteis dão ao ambiente sensação de abertura e iluminação. O piso de mármore travertino presente nas áreas de estar se expande para o pátio aberto, dando uma sensação de continuidade entre os espaços, desfazendo o limite entre interior e exterior. 

Corte F

No piso superior uma malha de Zinco sem tratamento envelopa seu interior. Retráteis, esses painéis permitem que as aberturas de cada ambiente sejam calibradas de acordo com a vontade de cada morador. No terceiro pavimento uma malha metálica verde escura veda o sótão, providenciando uma superfície unificada que contrasta com as aberturas randômicas do pavimento abaixo, além de criar um efeito moiré com a luz. Um shaft bem localizado permite que ocorra ventilação natural e incidência de luz solar no pavimento superior, ao mesmo tempo que um deck providencia um ambiente mais acolhedor nos espaços do último pavimento.

© Derek Swalwell

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa BT / ONG&ONG Pte Ltd" [BT-House / ONG&ONG Pte Ltd] 27 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887791/casa-bt-ong-and-ong-pte-ltd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.