Ventura Offices / Ventura Arquitectos

Ventura Offices / Ventura Arquitectos - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Ventura Arquitectos; Ventura Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Alda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluall, In-Person, Artecasa, Panamá Lighting
  • Colaboradores: Eng. Alberto Bermúdez, Eng. Carlos Penna Franco
  • Arquitetos Autores: Jaime Ventura Cervera, Jaime Ventura Álvarez
  • País: Panamá
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na Cidade do Panamá, sobre a via Grécia (região do Carmen), há um moderno edifício de seis pavimentos, localizado em um lote entre empenas, colado às construções vizinhas, que, por sua escala, dialoga com o cidadão e o contexto urbano do entorno, contribuindo com a manutenção do tecido urbano da cidade. O interior desse edifício abriga as instalações do escritório Ventura & Associados Arquitetos nos dois primeiros pavimentos e nos três seguintes, escritórios ocupados por empresas amigas, além de um lobby de acesso no térreo, comum para todo o edifício.

© Fernando Alda

Em termos formais, trata-se de uma arquitetura simples e modular, condicionada por sua estrutura de concreto que, por meio de uma matriz de pilares sobrepostos, gera uma composição rítmica entre horizontal e vertical nas quatro fachadas, o corpo de concreto e vidro descansa harmoniosamente sobre um embasamento composto por uma trama linear, uma pele de elementos de aço dispostos de forma vertical que contém os estacionamentos, gerando a sensação de privacidade e respeito entre o edifício e seu contexto.

Diagramas
© Fernando Alda

A entrada no edifício se da através de um hall de pé direito duplo envidraçado em sua face frontal, revestido por painéis de madeira e apoiado por um núcleo de circulações verticais composto por um jogo de escadas de madeira que abraçam um elevador panorâmico com estrutura de aço envelhecido protegido com dupla malha expandida do mesmo acabamento.

© Fernando Alda

No primeiro pavimento encontra-se o escritório, liderado por Jaime Ventura Filho, coordenador do departamento de projeto, as estações de trabalho da equipe de arquitetos, salas de reunião e áreas de suporte, como o centro de impressão, sala de almoço, cafeteria, serviços sanitários e complementares. Como pano de fundo desse pavimento, existe um jardim de pedra e bambu que envolve o muro perimetral.

Planta - Primeiro Pavimento

Foi desenvolvido um mezanino com os escritórios de administração, arquivo, contabilidade, licitações e orçamentos, salas de reunião principais e o escritório de Jaime Ventura, presidente da empresa, além do escritório da gestão administrativa de projetos, VA PROJECT e VENTURA INTERIORES-, dois complementos fundamentais para o escritório Ventura & Associados Arquitetos.

Cortes

No VA estamos convencidos de que a função é o mais importante da arquitetura, mas função sem sensibilidade é apenas uma construção, e por isso, ainda que a distribuição espacial obedeça ao programa arquitetônico, que cumpre minuciosamente com as condições impostas pela necessidade, não houve nenhum momento de descuido em relação à imagem do edifício, que respeita os materiais de construção e seu processo, ressaltando as propriedades estéticas dos mesmos: concreto, madeira, vidro e aço foram combinados de forma equilibrada, proporcional e ordenada para dar forma e identidade a essa obra.

© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Ramón Arias, Panamá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ventura Offices / Ventura Arquitectos" [Ventura Offices / Ventura Arquitectos] 10 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887738/ventura-offices-ventura-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.