O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Panamá
  5. Ventura Arquitectos
  6. 2015
  7. Ventura Offices / Ventura Arquitectos

Ventura Offices / Ventura Arquitectos

Ventura Offices / Ventura Arquitectos
Ventura Offices / Ventura Arquitectos, © Fernando Alda
© Fernando Alda

© Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Avenida Ramón Arias, Panamá
  • Arquitetos Autores

    Jaime Ventura Cervera, Jaime Ventura Álvarez
  • Área

    3600.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na Cidade do Panamá, sobre a via Grécia (região do Carmen), há um moderno edifício de seis pavimentos, localizado em um lote entre empenas, colado às construções vizinhas, que, por sua escala, dialoga com o cidadão e o contexto urbano do entorno, contribuindo com a manutenção do tecido urbano da cidade. O interior desse edifício abriga as instalações do escritório Ventura & Associados Arquitetos nos dois primeiros pavimentos e nos três seguintes, escritórios ocupados por empresas amigas, além de um lobby de acesso no térreo, comum para todo o edifício.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Em termos formais, trata-se de uma arquitetura simples e modular, condicionada por sua estrutura de concreto que, por meio de uma matriz de pilares sobrepostos, gera uma composição rítmica entre horizontal e vertical nas quatro fachadas, o corpo de concreto e vidro descansa harmoniosamente sobre um embasamento composto por uma trama linear, uma pele de elementos de aço dispostos de forma vertical que contém os estacionamentos, gerando a sensação de privacidade e respeito entre o edifício e seu contexto.

Diagramas
Diagramas
© Fernando Alda
© Fernando Alda

A entrada no edifício se da através de um hall de pé direito duplo envidraçado em sua face frontal, revestido por painéis de madeira e apoiado por um núcleo de circulações verticais composto por um jogo de escadas de madeira que abraçam um elevador panorâmico com estrutura de aço envelhecido protegido com dupla malha expandida do mesmo acabamento.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

No primeiro pavimento encontra-se o escritório, liderado por Jaime Ventura Filho, coordenador do departamento de projeto, as estações de trabalho da equipe de arquitetos, salas de reunião e áreas de suporte, como o centro de impressão, sala de almoço, cafeteria, serviços sanitários e complementares. Como pano de fundo desse pavimento, existe um jardim de pedra e bambu que envolve o muro perimetral.

Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento

Foi desenvolvido um mezanino com os escritórios de administração, arquivo, contabilidade, licitações e orçamentos, salas de reunião principais e o escritório de Jaime Ventura, presidente da empresa, além do escritório da gestão administrativa de projetos, VA PROJECT e VENTURA INTERIORES-, dois complementos fundamentais para o escritório Ventura & Associados Arquitetos.

Cortes
Cortes

No VA estamos convencidos de que a função é o mais importante da arquitetura, mas função sem sensibilidade é apenas uma construção, e por isso, ainda que a distribuição espacial obedeça ao programa arquitetônico, que cumpre minuciosamente com as condições impostas pela necessidade, não houve nenhum momento de descuido em relação à imagem do edifício, que respeita os materiais de construção e seu processo, ressaltando as propriedades estéticas dos mesmos: concreto, madeira, vidro e aço foram combinados de forma equilibrada, proporcional e ordenada para dar forma e identidade a essa obra.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Ventura Offices / Ventura Arquitectos" [Ventura Offices / Ventura Arquitectos] 10 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887738/ventura-offices-ventura-arquitectos> ISSN 0719-8906