Casa 538 / Une Arquitetura

Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 2 de 28Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 3 de 28Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 4 de 28Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 5 de 28Casa 538 / Une Arquitetura - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Une Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  185
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bulla Jr.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Canção, Darka, Dellanno, Metalúrgica Continental, Nicoletti, Revest, Rocca
  • Engenharia Estrutural: Beatriz Dias de Rezende
  • Engenharia Eletrica/ Luminotécnica: Moran Projetos
  • Engenharia Hidráulica: José Dimas Rizzo
  • Execução: Jeferson Hernandes Cardoso
  • Construção: MJA Construções
  • Cidade: Maringá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 2 de 28
© Bulla Jr.

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um bairro em constante crescimento, e em uma cota mais elevada que o restante da cidade, proporcionando uma vista privilegiada.

Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 4 de 28
© Bulla Jr.

Devido à dimensão reduzida do lote de 6,50m x 27,80m, procurou-se restringir o programa de necessidades trabalhando com o mínimo de ambientes necessários para a família. Nesse sentido, o programa foi desenvolvido em 2 pavimentos; ao térreo foi reservada a área social da residência e ao pavimento superior as áreas privativas.

Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 5 de 28
© Bulla Jr.

Uma das premissas do projeto foi a integração dos ambientes da área social, de forma que o térreo fosse o mais aberto possível, priorizando a iluminação natural e a ventilação cruzada. Além disso, a aproximação dos ambientes de estar, jantar, cozinha e lazer configurariam o espaço ideal para recepção de amigos, hábito regular da família.

Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 16 de 28
© Bulla Jr.

Para que isso fosse possível foi proposta uma estrutura de concreto e laje maciça, fazendo com que os esforços ficassem concentrados nas paredes da divisa, proporcionando um pé direito duplo na sala de estar, onde possui uma abertura zenital móvel que auxilia na iluminação e ventilação natural da residência.

Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 23 de 28
Corte AA

O acesso à residência é composto por 4 planos pivotantes de aço corten, que, quando abertos, criam uma ventilação cruzada por toda a extensão do térreo e promovem total conexão entre o interior e o exterior da casa.

Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 19 de 28
© Bulla Jr.

Na porção posterior da casa encontra-se o jardim idealizado e materializado pelos moradores, envolvidos desde a busca por cada planta até seu plantio e cultivo diário. Essa área de jardim, além de refletir o estilo de vida do casal, também recebe uma escada engastada na parede para acesso à laje.

Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 14 de 28
© Bulla Jr.

O pavimento superior é formado por escritório, dois quartos e suíte principal, que tem acesso direto para a área externa, com vista para o jardim e para o centro da cidade. Na parte frontal, onde se encontram os dois quartos, o fechamento é feito por uma escultura em aço corten desenvolvida pelo artista plástico Nivaldo Tonon.

Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 6 de 28
© Bulla Jr.

Por fim, na cobertura foi desenvolvida a horta orgânica, com vista para a paisagem urbana.

Casa 538 / Une Arquitetura - Imagem 20 de 28
© Bulla Jr.

A decoração é composta por móveis e objetos modernos e alguns herdados da família.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 538 / Une Arquitetura" [House 538 / Une Arquitetura] 24 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887726/casa-538-une-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.