O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. Chile
  5. BiS Arquitectos
  6. 2015
  7. Centro Cultural El Tranque / BiS Arquitectos

Centro Cultural El Tranque / BiS Arquitectos

Centro Cultural El Tranque / BiS Arquitectos
Centro Cultural El Tranque / BiS Arquitectos, © Juan Francisco Vargas
© Juan Francisco Vargas

© Juan Francisco Vargas © Juan Francisco Vargas © Juan Francisco Vargas © Juan Francisco Vargas + 31

  • Arquitetos

  • Localização

    El Tranque 10300, Lo Barnechea, Santiago, Chile
  • Arquitetos Responsáveis

    Pedro Bartolomé, José Spichiger
  • Área

    1400.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Andres Goñi
© Andres Goñi

EXIBIR O CARÁTER PÚBLICO DO EDIFÍCIO

O projeto nasce como parte do programa estatal de Centros Culturais e Infraestrutura para as comunidades do Chile que, possuindo mais de 50.000 habitantes, não possuem infraestrutura pública deste tipo.

© Juan Francisco Vargas
© Juan Francisco Vargas

O Centro Cultural se localiza na comunidade aos pés da Cordilheira dos Andes de Lo Barnechea, em uma zona residencial em crescimento, e até 2012 de pouco equipamento e comércio.

© Juan Francisco Vargas
© Juan Francisco Vargas

Considerando o sentido "Cultural" do projeto, a existência de uma praça pública no edifício vizinho, a diversidade própria da comunidade em termos de tipologias construtivas (entre arquitetura tradicional e contemporânea), a geografia do entorno (de vales e montanhas), a diversidade sócio-econômica, entre outros fatores, planejou-se a criação de um espaço (vazio) de convergência e integração como centro do edifício, um lugar que exacerbasse o caráter público do edifício, onde fosse possível integrar o habitante e o agente cultural, um lugar onde as diferenças fossem matizadas pela coesão social e a participação de todos, uma praça pública "interna" onde a atividade cultural ocorresse de forma livre e cotidiana, com alguns atuando e outros presenciando, e tornando os espectadores participantes indiretos das atividades culturais.

Cortesia de BiS Arquitectos
Cortesia de BiS Arquitectos

Assim, o próprio projeto é a justificativa para criar este vazio, que se conforma pela interação dos dois volumes opostos: por um lado, um volume embasamento, de pedra, firme, arraigado na terra e suas traições, que convida ao visitante e o acolhe; de outro, um volume suspenso, contemporâneo, etéreo, que, com sua sombra, configura e delimita o vazio ou praça central e conforma a fachada urbana do edifício.

© Juan Francisco Vargas
© Juan Francisco Vargas

Sob essa mesma lógica, cada volume recebe um programa diferente, enquanto o primeiro no pavimento estão localizados os programas mais públicos e de difusão (auditório, sala de exposições, cafeteria, etc.) e no segundo pavimento estão as áreas de formação como oficinas de artes musicais, plásticas, cênicas, culinárias, etc.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

O projeto se abre para a rua e para a praça vizinha, reforçando a ideia de um lugar público, enquanto o volume suspenso se sustenta em um conjunto de pilares, simbolizando habitantes, usuários e o público do edifício, entendendo que sem eles o edifício não teria sustentação.

© Juan Francisco Vargas
© Juan Francisco Vargas

A materialidade do edifício foi definida para cada volume. O embasamento é de concreto armado revestido em pedra, enquanto o volume suspenso é uma ponte formada por estrutura metálica e laje pós-tensionada.

Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento

Assim como sob o volume suspenso está a praça pública, sobre o volume embasamento se dispôs uma cobertura verde que, além de ser o pátio para as oficinas de formação, permite que a encosta entre no projeto, aumentando a sensação de amplitude do edifício.

© Juan Francisco Vargas
© Juan Francisco Vargas

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural El Tranque / BiS Arquitectos" [El Tranque Cultural Center / BiS Arquitectos] 11 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887710/centro-cultural-el-tranque-bis-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.