Wild Coast Tented Lodge / Nomadic Resorts

Wild Coast Tented Lodge / Nomadic Resorts - Mais Imagens+ 28

Palatupana, Sri Lanka
  • Arquitetos: Nomadic Resorts
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Serge Ferrari, panoramah!®
  • Equipe De Projeto: Olav Bruin, with Freddie Catlow, Inma Cantero, Oana Tudose, Julian Klaus Trummer
  • Projeto De Interiores: Bo Reudler Studio
  • Equipe De Projeto De Interiores: Bo Reudler, with Mandy Finke, Oana Tudose, Maddalena Gioglio, Daniela Oliveira, Nele Teerlinck, Larissa Thoin, Martyna Purtak
  • Projeto De Paisagismo: Nomadic Resorts
  • Engenharia, Projetos Complementares E Meio Ambiente: XCO2 Energy
  • Consultor De Iluminação: Robert Jan Vos
  • Construtora: Nomadic Resorts
  • Consultor De Bambu : Vinc Math
  • Cidade: Palatupana
  • País: Sri Lanka
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Nomadic Resorts

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nomadic Resorts e Bo Reudler Studio se uniram para projetar e construir uma impressionante estrutura chamada Wild Coast Tented Lodge - o primeiro Eco-Resort para safári construído no Sri Lanka. Sustentabilidade, meio ambiente e patrimônio se conectam através do projeto do Wild Coast Tented Lodge. Localizado às margens do Parque Nacional de Yala, no sul do Sri Lanka, a estrutura recém inaugurada de 36 tendas recebeu seus primeiros hóspedes em novembro do ano passado. A arquitetura orgânica do projeto integra-se perfeitamente na paisagem natural, composta por florestas de clima seco e um acidentado litoral arenoso com vista para o Oceano Índico. O resort de cinco estrelas foi projetado para proporcionar aos visitantes uma experiência íntima em Yala, desfrutando da flora, da fauna e da cultura da região com uma interferência mínima na paisagem natural. Os arquitetos foram extremamente influenciados pelas tradicionais técnicas construtivas locais, utilizando materiais da região e engajando a comunidade na construção dos edifícios.

© Marc Hernandez Folguera

O projeto foi feito sob encomenda pelo Resplendent Ceylon, uma empresa subordinada à Dilmah Tea, a mais famosa marca de chá do país responsável pela construção de novos Eco-Resorts no país, oferecendo uma experiência diferente, respeitando o contexto histórico, à cultura e à natureza do Sri Lanka. A arquitetura faz referência direta aos elementos naturais da paisagem de Yala, famosa por suas formações rochosas arredondadas que encontram-se espalhadas por todo parque. Considerando a escala humana como ponto de partida, os principais edifícios do Resort foram projetados como pavilhões rochosos que afloram na paisagem da floresta. Os grandes volumes abertos se entrelaçam com cúpulas menores que abrigam programas mais íntimos. Configurando uma espécie de paisagem natural construída, uma série de estruturas de membranas tencionadas são responsáveis por conectar a área de recepção, o bar à beira mar, o restaurante e a biblioteca.

© Marc Hernandez Folguera
Área principal - Planta do térreo
© Marc Hernandez Folguera

Como uma pegada gigante de leopardo, cada conjunto oferece vistas para áreas alagadiças projetadas para atrair animais selvagens das mais variadas espécies. O spa está orientado de frente para a praia. De longe, os grandes pavilhões parecem estruturas fechadas, que na verdade se revelam estruturas amplas e abertas criadas a partir de uma malha feita de bambu com telhas de teca reutilizada. Seus grandes arcos e os enormes pés direitos abobadados criam um espaço extremamente acolhedor e aberto ao mesmo tempo. A vegetação existente encontra-se praticamente intocada de forma a proporcionar uma experiência autêntica do ambiente natural de Yala. O paisagismo conta com uma série de espécies nativas que praticamente prescindem de manutenção ou irrigação além de elegantes esculturas de pedra concebidas por Adrian Gray.

© Marc Hernandez Folguera
© Marc Hernandez Folguera

Enquanto a arquitetura se inspira nas rústicas formações rochosas, os interiores refletem os seus tesouros ocultos, como cavernas e fontes de cristais e minerais preciosos. De maneira instigante, proporcionam uma sensação de constante aventura e encantamento, combinando luxo e elegância, sempre respeitando o meio ambiente no qual está inserido. Refletindo o contexto local, materiais locais como pedra, quartzo e tijolos de barro foram combinados com uma série de elementos de cobre, latão, terrazzo, madeira, bambu e membranas, materiais de alta qualidade que envelhecem com graça. Ainda digno de nota, o resort conta com uma piscina que flui pelos espaços do restaurante e do bar e se ilumina durante a noite como um céu refletido, uma árvore de folhas de cobre suspensa na cúpula de bambu à 10 m de altura sobre o restaurante, além de bancos de tijolos de barro e lustres de bambu que decoram os espaços principais.

© Marc Hernandez Folguera

Originalmente publicado em Fevereiro 01, 2018

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Main Entrance Rd, Palatupana, Sri Lanka

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Wild Coast Tented Lodge / Nomadic Resorts" [Wild Coast Tented Lodge / Nomadic Resorts] 29 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887536/wild-coast-tented-lodge-nomadic-resorts> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.