O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Estados Unidos
  5. Schwartz and Architecture
  6. 2016
  7. Residência Líquen / Schwartz and Architecture

Residência Líquen / Schwartz and Architecture

  • 17:00 - 23 Janeiro, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Líquen / Schwartz and Architecture
Residência Líquen / Schwartz and Architecture, © Richard Barnes
© Richard Barnes

© Richard Barnes © Richard Barnes © Richard Barnes © Richard Barnes + 47

© Richard Barnes
© Richard Barnes

Descrição enviada pela equipe de projeto. A relação precisa entre residência e a paisagem proporcionam inspiração para uma arquitetura especificamente adaptada ao terreno, convertendo-se em um dos seus melhores atributos. A residência trabalha em relação com os mecanismos da natureza, não para imitá-los às cegas, mas para expandir nossa compressão e experiência através da arquitetura. 

© Richard Barnes
© Richard Barnes

A residência encontra-se entre a névoa e os carvalhos das colinas do vale de Sonoma na Califórnia. Os ramos livres dos carvalhos costeiros filtram a luz solar, capturando a umidade e os nutrientes dos seus hóspedes e eliminando os contaminantes do ar através da fotossíntese. Um organismo hipersensível, o líquen, é retirado ou morre em entornos adversos ou contaminados porém, rapidamente expande sua rede em condições vantajosas para o crescimento. É um indicador da saúde ambiental deste microclima único. 

© Richard Barnes
© Richard Barnes

Começando com sua orientação e geometria solar estratégica, a residência deve sua forma às táticas térmicas passivas: a maximização da luz do dia e as vistas expansivas do sul protegidas pela sombra de um tramado metálico. Esse elemento ondulado é tanto uma referência formal à geometria dos líquens circundantes como uma referência espacial ao recriar a luz filtrada. Filtra o alto sol do verão e permite o aumento de calor solar no inverno quando o sol está baixo. 

Planta
Planta

A envolvente da residência foi projetada integralmente no conceito e desenho poroso e respirável que aceita, filtra e processa as condições externas de forma muito similar aos líquens que inspiram o desenho. Um espaço de corredor sem acondicionamento orientado ao sul com uma série de janelas operáveis ao longo da ala privada do lar serve como amortecedor intermediário. Essa área protege os dormitórios da exposição direta ao sul, amortecendo a perda e ganho de calor, ao mesmo tempo em que promove o fluxo de ar natural, minimizando de maneira efetiva a área do piso acondicionado e cargas de calefação/refrigeração da casa. 

© Richard Barnes
© Richard Barnes

As alas da casa são estendidas para as vistas longas e expansivas ao sul e oeste com a liberdade de marcar com precisão a orientação até pontos focais na paisagem. Logo, cada habitação é ajustada cuidadosamente ao seu próprio "microclima" espacial, levando em conta a privacidade, as vistas, a orientação solar, a qualidade da luz e o fluxo de ar. Uma série de jardins e espaços abertos funcionam de acordo com cada área do interior da casa. 

© Richard Barnes
© Richard Barnes
Cita: "Residência Líquen / Schwartz and Architecture" [The Lichen House / Schwartz and Architecture] 23 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887455/residencia-liquen-schwartz-and-architecture> ISSN 0719-8906