Edifício Malek / Piramun Architectural Office

Edifício Malek  / Piramun Architectural Office - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: HAMAAN Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  850
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hossein Farahani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alfam, Travertine
  • Arquitetos Responsáveis: Behrouz Shahbazi, com colaboração de Mehran Gharaati
  • Equipe: Annahita Shadkam, Masih Moshkforoush, com colaboração de Kimia Valiani
  • Construtora: Zibā Sāzān inc.
  • Engenharia Estrutural: Majid Khosravi
  • Engenharia Mecânica : Iman Emami
  • Cliente: Zahra Saberianfar
  • Apresentação: Erfan Shafiee, Mehdi Tavakoli
  • Cidade: Isfahan
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Hossein Farahani

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Malek, está localizado no bairro de Malek, em Isfahan, no Irã. O edifício foi implantado em um lote de 303 m² e ocupa uma área de 180 m² de projeção. A ideia era incorporar seis apartamentos em um edifício com gabarito máximo de até 4 pavimentos, seguindo a legislação local. Depois de uma série de estudos, em relação às limitações e analisando as abordagens possíveis, escolheu-se implantar quatro apartamentos de 90 m² nos dois primeiros pavimentos, enquanto outras duas unidades maiores de 180 m² foram implantadas nos dois pavimentos superiores.

Corte A
© Hossein Farahani

Princípios de Desenho

As ideias de pureza formal e planta livre, atribuídas ao Movimento Moderno da arquitetura, sugerem que os ambientes de uma residência podem ser divididos em dois tipos: público e privado. A forma como estas duas áreas são conectadas, porém, intervém tanto na qualidade das interações pessoais da casa, quanto na particularidade dos espaços íntimos. Pode-se argumentar que uma organização muito funcional, comum às casas Iranianas, levou a um individualismo excessivo que ameaça a qualidade da vida em família. 

© Hossein Farahani

O projeto, portanto, tem como objetivo melhorar as interações humanas entre seus habitantes e visitantes. Dessa forma, uma série de domínios foram criados para se contraporem aos já conhecidos público e privado. Foram previstos espaços variados como por exemplo: 'íntimo com a família', 'privado com os amigos', 'privado para a família' e 'privado individual'. Assim, qualquer atividade pessoal que não necessariamente precisa de privacidade, como leitura, costura, crianças brincando e passar roupa, deve ser praticada em espaços privados para a família, por exemplo. O domínio público tem um papel central na organização dos espaços, colocando o domínio privado no centro da residência, o que reflete o papel da família como ator principal da casa.

© Hossein Farahani
Diagrama das Camadas

Para materializar essa ideia, a sala de estar no apartamento do terceiro andar foi desenhada no centro da unidade, enquanto que a unidade da cobertura apresenta a área de estar como um pátio aberto aconchegante, trazendo o céu para dentro da sala. A organização de ambientes ao redor de um grande espaço público é comumente vista nas tipologias tradicionais habitacionais da região central do Irã. As casas, que se organizavam em forma de uma cruz grega, tinham seu centro reservado para o encontro e estar da família, enquanto os quartos eram localizados nos braços da cruz.  

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Isfahan, Isfahan, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Malek / Piramun Architectural Office" [Malek Residential Building / HAMAAN Studio] 20 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887415/edificio-malek-piramun-architectural-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.