O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Equador
  5. Sergio Zalamea
  6. 2016
  7. Casa CM / Sergio Zalamea

Casa CM / Sergio Zalamea

Casa CM / Sergio Zalamea
© JAG Studio
© JAG Studio

© JAG Studio © JAG Studio © JAG Studio © JAG Studio + 18

© JAG Studio
© JAG Studio

Esta obra pretende dar solução a vários problemas:

Implantação

A obra encontra-se localizada a oeste de Cuenca: no limite das montanhas "El Cajas". A altura junto com as condições de solo úmido e argiloso faz dessa uma das regiões mais frias da cidade. O terreno, ainda que muito generoso e confortável, não tinha um potencial especial em termos de paisagem e vistas em seu entorno, mas sem dúvidas tinha um caráter forte com as montanhas de El Cajas e Cabogana ao fundo. Estas duas condições - o clima e, principalmente, a necessidade de criar um entorno dentro do próprio limite do lote -, marcaram o caminho das primeiras ações a respeito da implantação. Aproveitou-se ao máximo a radiação solar ao orientar a casa em um eixo leste oeste, utilizou-se paredes e lajes para gerar uma alta inércia térmica nos diferentes pontos espaciais e, finalmente, ao ter um excessivo cuidado com a fabricação e instalação de marcenaria, concluiu-se que todas essas medidas foram suficientes para ter um alto grau de conforto térmico durante grande parte do ano. Para poder garantir esta condição nos meses mais frios, conta-se com lareiras e lajes que podem ser aquecidas por água.

© JAG Studio
© JAG Studio

O solo do terreno, com muita água, foi substituído por material filtrante e drenos. O material retirado foi utilizado para criar uma topografia nas bordas do lote, complementada com uma pequena lagoa que permite a coleta de água, secando assim o terreno e, ao mesmo tempo, regando o jardim. Deu-se muita atenção a esses aspectos pois o paisagismo foi um eixo fundamental do projeto.

© JAG Studio
© JAG Studio
Planta Térreo
Planta Térreo
Elevação
Elevação
© JAG Studio
© JAG Studio

Funcionamento

Em termos de funcionamento, a casa se desenvolve a partir de duas circulações em cruz com os espaços dispostos da mesma forma, conformação que divide o terreno em três áreas: a de estacionamento e serviços, o jardim mais amplo voltado para a área social e o dormitório principal, além do jardim privado voltado para todos os dormitórios. As tais circulações articulam um funcionamento simples: a primeira conecta desde a cozinha e terraço até o escritório e dormitório principal, unindo a biblioteca e a sala de estar familiar. Do outro lado, a circulação restante vai desde o estar familiar até os espaços de dormitório das crianças, e este corredor disposto de leste a oeste permite a entrada de sol durante todo o dia.

© JAG Studio
© JAG Studio
Isométrica
Isométrica

Construção

Na construção optou-se por materiais tradicionais, como madeira junto ao uso diferenciado de tijolo artesanal que foram, além disso, combinados com o moderno metal. O projeto propõe um único pavimento com excepcional atenção à luz, à tectônica dos materiais e a sua interação com diversos espaços. Esta relação entre luz e materialidade modifica o ambiente de forma contínua, o que se complementa com o especial cuidado paisagístico.

© JAG Studio
© JAG Studio

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Sergio Zalamea
Escritório
Cita: "Casa CM / Sergio Zalamea" [Casa CM / Sergio Zalamea] 02 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887404/casa-cm-sergio-zalamea> ISSN 0719-8906