Loja Julianna Fraccaro / Arquitetura Nacional

Loja Julianna Fraccaro / Arquitetura Nacional - Mais Imagens+ 39

Moinhos de Vento, Brasil
  • Arquitetos: Arquitetura Nacional; Arquitetura Nacional
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ESA Luminosos, Mazza Cerâmicas, Núcleo Serralheria, Tensoflex, Vértice Iluminação
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta loja surge como um desafio para o escritório tanto pelo prazo quanto pelas suas dimensões: ela ocupa a menor sala comercial de uma nova galeria situada no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. Com 8m², ela se destaca pelo cuidado com os detalhes e foi desenvolvida entre a apresentação da primeira ideia e a entrega em apenas um mês.

Diagrama 3D

O projeto foi concebido desde o início com um conceito muito forte, que setoriza a área de mostruário, apoio e provador através de poucos elementos e materiais. Estes, foram definidos após a primeira conversa com a cliente que gostaria de usar amplamente a cor principal da logomarca na loja física. A partir destas informações foram definidos o tecido suede estampado para as paredes e cortinas, a laca da marcenaria e os ladrilhos do piso que seguem a paginação do piso externo da galeria, dando continuidade ao passeio público e convidando os usuários a entrarem na loja.

© Marcelo Donadussi

A área de expositores foi organizada através de um varão personalizado em latão, de formato orgânico, com cavas a cada 10cm. Os cabides também foram projetados especialmente para este projeto. Com hastes mais alongadas, encaixam perfeitamente nas cavas do varão e possibilitam que este seja fixado a uma altura maior que o padrão, permitindo a passagem de clientes ou funcionários sob ele para acessar tanto o armário de apoio, quanto o provador. O mostrador principal é composto por uma chapa dobrada de latão em formato de semicírculo, apoiada sobre uma base sólida de madeira, que expõe as peças mais importantes da coleção e completa a área de exposição.

A área de apoio concentra toda a infraestrutura da loja, como o caixa, frigobar, cafeteira, além do estoque e provador. Todos estes elementos estão organizados em um grande painel de marcenaria, que reforça a linguagem simples e contemporânea do projeto. O mostrador, por sua vez, é delimitado por uma cortina que se estende deste a fachada da loja até o painel posterior, servindo tanto como revestimento quanto como fechamento do provador. Por útimo, como premissa fundamental do projeto, a iluminação acontece através de uma lona especial retroiluminada acompanha o desenho orgânico do forro e fornece uma iluminação ampla, difusa e homogênea para todas as peças do mostruário.

© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Dr. Maurício Cardoso, 71 - 12 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS, 90570-020, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Julianna Fraccaro / Arquitetura Nacional" [Julianna Fraccaro Store / Arquitetura Nacional] 28 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887386/loja-julianna-fraccaro-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.