Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo

Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Imagem 2 de 29Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Imagem 3 de 29Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Imagem 4 de 29Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Imagem 5 de 29Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Mais Imagens+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  305
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marina Pineda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Common Red Brick, Coomon Roof Tiles, LAMOSA, Mosaicos Venecianos de México®, Tecnolite
  • Arquitetos Responsáveis: Paul van der Voort, Gabriela Bojalil
  • Colaborador: Cristian García Ramírez
  • Cliente: COCOLIEF
  • Cidade: Jalapita
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Imagem 6 de 29
© Marina Pineda

Descrição da obra

Casa Jalapita é um lugar turístico na costa do Golfo do México que pode ser usada para eventos culturais, de gastronomia e astronomia, eventos recreativos, ioga, meditação, dinâmicas em grupo, atividades de bem-estar e mindfulness. É um dos destinos nas novas rotas de eco-turismo que estão sendo desenvolvidos em Tabasco, paralelo à costa entre Paraíso e Frontera.

Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Imagem 5 de 29
© Marina Pineda
Planta Geral
Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Imagem 4 de 29
© Marina Pineda

Reconhecimento e Alienação

Foi realizada a reforma de uma casa em ruínas, aproximando-a de seu estado original da forma como imaginamos, usando materiais, detalhes e tipos de construção originais. No entanto, no desenho introduzimos elementos que contrastam com o regional. Há elementos que não se explicam de forma imediata. São referências a outros lugares que convivem com os elementos locais. Existe reconhecimento e alienação. O lugar é familiar para alguns, casa de lembranças, memórias, nostalgia. Para outros, os visitantes, é um lugar novo e estranho, longe da cidade. Parece um lugar de expectativas e desejos diferentes e opostos.

Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Imagem 16 de 29
© Marina Pineda

O mote para o projeto é o encontro entre os polos "LONGE" e "PERTO", entre regionalismo e globalização, de Jalapita como um lugar pequeno na costa Tabasqueña e, ao mesmo tempo, como parte do mundo. Ainda que a localização esteja imersa na zona rural, isolada e pouco desenvolvida, o objetivo é criar uma casa de intercâmbio internacional, de cultura e de humanismo.

Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Imagem 3 de 29
© Marina Pineda

Caminhos Cruzados

Conhecer as pessoas é um trajeto de casualidades e de caminhos cruzados. Uma decisão na vida pode te levar a conhecer pessoas inesperadas. A rede de amizades não tem fronteiras, se extende através do mundo e te leva a lugares desconhecidos. No entanto, não importa onde vamos, o assunto é o reconhecimento. Buscamos entender os lugares que visitamos, buscamos reconhecer elementos para entender o outro.

Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Imagem 15 de 29
Axonométrica. Imagem Cortesia de DAFdf

Na Experiência Gourmet o elemento de conexão é a comida; os ingredientes, os sabores, as combinações, o preparo. Tudo é diferente no mundo, mas ao mesmo tempo é muito reconhecível para todos e próximo do mundo emocional de todos. Então, o lugar central do projeto é a cozinha aberta. A cozinha representa a parte criativa, universal e de recreação. É a máquina de comunicação, cooperação, intercâmbio, compartilhamento e convivência.

Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Imagem 21 de 29
Conceito. Imagem Cortesia de DAFdf

O Jardim

As linhas projetadas no piso sugerem um ordenamento diferente do esquema ortogonal da casa original, e se extendendo para o exterior, definem os vários espaços do jardim. Estabelecendo o vínculo entre interior e exterior, criam uma diversidade de espaços para uso variado e imaginativo. O jardim conta com uma série de plantas endêmicas locais, uma grande mangueira, coqueiros e, no centro, uma árvore de cacau. Ao fundo do terreno, a vegetação se mistura com a paisagem dos rios de Tabasco.

Originalmente publicado em Janeiro 22, 2018

Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo - Imagem 9 de 29
© Marina Pineda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jalapita, Tab., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo" [Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo] 29 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887319/casa-jalapita-dafdf-arquitectura-y-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.