O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Turismo
  4. México
  5. DAFdf arquitectura Y urbanismo
  6. 2017
  7. Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo

Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo
Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo, © Marina Pineda
© Marina Pineda

© Marina Pineda © Marina Pineda © Marina Pineda © Marina Pineda + 29

© Marina Pineda
© Marina Pineda

Descrição da obra

Casa Jalapita é um lugar turístico na costa do Golfo do México que pode ser usada para eventos culturais, de gastronomia e astronomia, eventos recreativos, ioga, meditação, dinâmicas em grupo, atividades de bem-estar e mindfulness. É um dos destinos nas novas rotas de eco-turismo que estão sendo desenvolvidos em Tabasco, paralelo à costa entre Paraíso e Frontera.

© Marina Pineda
© Marina Pineda
Planta Geral
Planta Geral
© Marina Pineda
© Marina Pineda

Reconhecimento e Alienação

Foi realizada a reforma de uma casa em ruínas, aproximando-a de seu estado original da forma como imaginamos, usando materiais, detalhes e tipos de construção originais. No entanto, no desenho introduzimos elementos que contrastam com o regional. Há elementos que não se explicam de forma imediata. São referências a outros lugares que convivem com os elementos locais. Existe reconhecimento e alienação. O lugar é familiar para alguns, casa de lembranças, memórias, nostalgia. Para outros, os visitantes, é um lugar novo e estranho, longe da cidade. Parece um lugar de expectativas e desejos diferentes e opostos.

© Marina Pineda
© Marina Pineda

O mote para o projeto é o encontro entre os polos "LONGE" e "PERTO", entre regionalismo e globalização, de Jalapita como um lugar pequeno na costa Tabasqueña e, ao mesmo tempo, como parte do mundo. Ainda que a localização esteja imersa na zona rural, isolada e pouco desenvolvida, o objetivo é criar uma casa de intercâmbio internacional, de cultura e de humanismo.

© Marina Pineda
© Marina Pineda

Caminhos Cruzados

Conhecer as pessoas é um trajeto de casualidades e de caminhos cruzados. Uma decisão na vida pode te levar a conhecer pessoas inesperadas. A rede de amizades não tem fronteiras, se extende através do mundo e te leva a lugares desconhecidos. No entanto, não importa onde vamos, o assunto é o reconhecimento. Buscamos entender os lugares que visitamos, buscamos reconhecer elementos para entender o outro.

Axonométrica. Imagem Cortesia de DAFdf
Axonométrica. Imagem Cortesia de DAFdf

Na Experiência Gourmet o elemento de conexão é a comida; os ingredientes, os sabores, as combinações, o preparo. Tudo é diferente no mundo, mas ao mesmo tempo é muito reconhecível para todos e próximo do mundo emocional de todos. Então, o lugar central do projeto é a cozinha aberta. A cozinha representa a parte criativa, universal e de recreação. É a máquina de comunicação, cooperação, intercâmbio, compartilhamento e convivência.

Conceito. Imagem Cortesia de DAFdf
Conceito. Imagem Cortesia de DAFdf

O Jardim

As linhas projetadas no piso sugerem um ordenamento diferente do esquema ortogonal da casa original, e se extendendo para o exterior, definem os vários espaços do jardim. Estabelecendo o vínculo entre interior e exterior, criam uma diversidade de espaços para uso variado e imaginativo. O jardim conta com uma série de plantas endêmicas locais, uma grande mangueira, coqueiros e, no centro, uma árvore de cacau. Ao fundo do terreno, a vegetação se mistura com a paisagem dos rios de Tabasco.

© Marina Pineda
© Marina Pineda

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
DAFdf arquitectura Y urbanismo
Escritório
Cita: "Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo" [Casa Jalapita / DAFdf arquitectura Y urbanismo] 21 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887319/casa-jalapita-dafdf-arquitectura-y-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.