Casa Weber / Galeria 733

Casa Weber / Galeria 733
Casa Weber / Galeria 733 - Imagem 3 de 19
© Marcelo Donadussi

Casa Weber / Galeria 733 - Imagem 2 de 19Casa Weber / Galeria 733 - Imagem 3 de 19Casa Weber / Galeria 733 - Imagem 4 de 19Casa Weber / Galeria 733 - Imagem 5 de 19Casa Weber / Galeria 733 - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Galeria 733
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmica Itália, Portobello, Prata & Vetrus, Todeschini AS, Vetrus Esquadrias
  • Autores: Blacio Junior, Larissa Ramella
  • Arquiteto Responsável: Blacio Junior
  • Equipe: Blacio Ruivo Junior, Carlos Ramella, Larissa Ramella, Geovana Ramella, Serrano Engenharia
  • Renderização: Tiago Krummenauer
  • Croquis: Blacio Junior
  • Iluminação: Singular Iluminação
  • Paisagismo: Verde Arte
  • Construção: Dalpiaz
  • Cidade: Xangri-lá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Weber está localizada no condomínio Velas da Marina, em Xangri-lá, cidade do litoral norte do Rio Grande do Sul. É uma residência para uso eventual dos proprietários, sobretudo durante as férias e finais de semana. Caracteriza a fachada principal, oeste, um volume em concreto aparente apoiado sobre um muro de tijolos à vista, o qual delimita o acesso e serve de plano de fundo para o jardim frontal. De fato, esta foi a imagem perseguida em todo o processo - prisma sobre plano -, como atestam os registros de concepção e da obra finalizada. Uma das premissas de projeto foi liberar esta fachada da presença de automóveis, daí que a garagem ficou localizada no fundo do estreito lote, coberta por um volume em balanço.

Casa Weber / Galeria 733 - Imagem 7 de 19
© Marcelo Donadussi

As esbeltas lajes em concreto aparente formam o corpo superior da residência, que se assenta, por assim dizer, em uma base de vidro. De fato, os materiais externos foram especificados para criar uma espécie de animação na fachada, através de diferentes texturas e cores, em que os elementos escuros de alumínio valorizam, por contraste, os de concreto aparente e os de tijolos à vista. Neste sentido, a vegetação é parte integrante da composição, em diferentes tons de verde, com destaque para as plantas pendentes. Para aproveitamento das visuais, além do “mirante de concreto” - a sacada de uma das suítes -, a quina sudoeste foi tratada com generoso fechamento de vidro, iluminando o living.

Casa Weber / Galeria 733 - Imagem 8 de 19
© Marcelo Donadussi
Casa Weber / Galeria 733 - Imagem 18 de 19
Corte
Casa Weber / Galeria 733 - Imagem 5 de 19
© Marcelo Donadussi

Decorridos vinte meses entre concepção e finalização, a obra foi sofrendo certas alterações em relação a sistemas e acabamentos, sobretudo em razão de custos de execução, mão de obra e manutenção futura. No projeto de interiores, também refinado durante a construção, buscou-se determinada simplicidade e a harmonização entre materiais com cores e texturas distintas, dentre os quais o próprio concreto aparente e o cimento queimado, além do porcelanato e de revestimentos amadeirados. Em síntese, a Casa Weber destaca-se no condomínio Velas da Marina por sua identidade própria, de linhas contemporâneas e soluções diferenciadas.

Casa Weber / Galeria 733 - Imagem 10 de 19
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Weber / Galeria 733" [Weber House / Galeria 733] 23 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887286/casa-weber-ramella-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.