Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Weber / Ramella Arquitetura

Casa Weber / Ramella Arquitetura
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 19

Xangri-lá, Brasil
  • Arquitetos: Ramella Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 360.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2017
  • Fotógrafo Fotografias: Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cerâmica Itália, Portobello, Prata & Vetrus, Todeschini AS, Vetrus Esquadrias
  • Renderização: Tiago Krummenauer
  • Croquis: Blacio Junior
  • Iluminação: Singular Iluminação
  • Paisagismo: Verde Arte
  • Construção: Dalpiaz
Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Weber fica em um condomínio de lotes e marina, Velas da Marina, junto à Lagoa dos Quadros no litoral norte do Rio Grande do Sul. Seu uso é exclusivo para férias de verão e de finais de semana de descanso do casal de proprietários e sua jovem filha. Para liberar a fachada de garagens no terreno estreito, a planta ficou com uma passagem lateral para automóveis e a estratégia para ganhar espaço de fachada foi com linhas horizontais de marquises esbeltas e um muro de tijolos que faria o plano de fundo do jardim.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

De características marcantes, o concreto aparente, tijolo e esquadrias pretas formam um jogo de volumes na fachada frontal oeste e recebe duas aberturas propositais para a vista da paisagem: uma na forma de uma caixa de concreto que se apoia sobre um muro de tijolos maciços, na forma de um mirante, que é a sacada de uma das suítes, e a outra em canto de vidro que ilumina o living. Os ripados pretos dão destaque ao tijolo e marquises de concreto aparente que recebem também floreiras com plantas pendentes e que dão privacidade ao ambiente de spa no segundo pavimento e mais vida à fachada. Desde a concepção inicial a parede de tijolos e a caixa de concreto estavam presentes e sofreram modificações conforme o plano de necessidades e interfaces que estavam em evolução durante a obra.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
Corte
Corte
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Em razão de custos de execução, mão de obra e manutenção futura alguns sistemas e acabamentos foram ganhando força no decorrer dos 20 meses de trabalho, e alguns foram se modificando desde o desenho, render e fotografia final. O projeto de interiores com pretensão na combinação de elementos, mas simplificado evoluía no decorrer da obra, e o conceito de materiais brutos segue em seu interior com mesclas de paredes  em  textura de cimento queimado e combinação com revestimentos de marcenaria madeirada, porcelanato e concreto aparente. As linhas contemporâneas e os projetos diferenciados nas diferentes soluções dão à casa Weber uma identidade própria dentro do condomínio Marina.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Weber / Ramella Arquitetura" [Weber House / Ramella Arquitetura] 22 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887286/casa-weber-ramella-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.