- Área: 312 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Renzo Rebagliati
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência se desenvolve em um terreno inclinado com uma área construída de 312 m2, projetada em três níveis. Devido aos requerimentos da família e o programa extenso, o projeto procura maximizar os espaços dentro do terreno criando lugares para as atividades cotidianas sem descuidar da qualidade espacial interior e suas relações com o exterior e a paisagem.
Com o projeto, procurou-se criar uma indagação volumétrica. A residência é desenvolvida em dois volumes diferenciados programaticamente com diferentes materiais. Por um lado, temos um volume de concreto aparente onde se desenvolve toda a área social (sala de estar, jantar, cozinha, entrada, escada). Este é um volume fechado que abre-se unicamente às vistas da praia. Além disso, nesse volume criou-se uma marcação feita pelas próprias fôrmas do concreto. Por outro lado, o programa privado (dormitórios, sala de estar) encontra-se nos níveis inferiores, trabalhando no volume branco com uma composição de fachada aberta para as vistas à praia.
A entrada principal está localizada em um nível intermediário desde a rua posterior. Ao entrar na moradia, o usuário encontra duas escadas que conduzem à área íntima no nível inferior ou à área social no nível superior. Esta é a área de intersecção entre ambos volumes programáticos.
A área social está contida no volume de concreto aparente o qual parte desde o segundo pavimento evidenciando a circulação principal para o exterior. Chegando ao terceiro nível, encontra-se a paisagem emoldurada pelas arestas do volume em um espaço que é, ao mesmo tempo, exterior e interior. Os ambientes localizados nesse nível são a sala de estar, de jantar, o terraço e finalmente a cozinha como um espaço envolto pelos muros de concreto e com vista também para o horizonte.
Por fim, no volume branco encontra-se a área privada. No nível intermediário, além do acesso principal, está o dormitório principal e um dormitório para o filho. No nível inferior estão dois dormitórios, o estar familiar, dois pátios e a área de serviço. Estes espaços mais íntimos e domésticos são fechados ao exterior, abrindo-se para os pátios interiores os quais introduzem luz e vinculam espaços semi-enterrados com o céu e a natureza exterior. Além disso, nesse nível, cria-se uma segunda entrada através de um pátio com um percurso íntimo para a área privada.