O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Peru
  5. SOMA Lima
  6. 2017
  7. Residência Praia Escondida / SOMA Lima

Residência Praia Escondida / SOMA Lima

  • 21:00 - 20 Janeiro, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Praia Escondida / SOMA Lima
Residência Praia Escondida / SOMA Lima, © Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

© Renzo Rebagliati © Renzo Rebagliati © Renzo Rebagliati © Renzo Rebagliati + 31

  • Arquitetos

  • Localização

    Punta Negra, Peru
  • Arquitetos Responsáveis

    Daniela Chong, Daniella Suazo e Andrea Silva
  • Área

    312.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência se desenvolve em um terreno inclinado com uma área construída de 312 m2, projetada em três níveis. Devido aos requerimentos da família e o programa extenso, o projeto procura maximizar os espaços dentro do terreno criando lugares para as atividades cotidianas sem descuidar da qualidade espacial interior e suas relações com o exterior e a paisagem. 

Planta - Primeiro Nivel
Planta - Primeiro Nivel
© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

Com o projeto, procurou-se criar uma indagação volumétrica. A residência é desenvolvida em dois volumes diferenciados programaticamente com diferentes materiais. Por um lado, temos um volume de concreto aparente onde se desenvolve toda a área social (sala de estar, jantar, cozinha, entrada, escada). Este é um volume fechado que abre-se unicamente às vistas da praia. Além disso, nesse volume criou-se uma marcação feita pelas próprias fôrmas do concreto. Por outro lado, o programa privado (dormitórios, sala de estar) encontra-se nos níveis inferiores, trabalhando no volume branco com uma composição de fachada aberta para as vistas à praia.

Planta - Segundo Nivel
Planta - Segundo Nivel

A entrada principal está localizada em um nível intermediário desde a rua posterior. Ao entrar na moradia, o usuário encontra duas escadas que conduzem à área íntima no nível inferior ou à área social no nível superior. Esta é a área de intersecção entre ambos volumes programáticos.

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

A área social está contida no volume de concreto aparente o qual parte desde o segundo pavimento evidenciando a circulação principal para o exterior. Chegando ao terceiro nível, encontra-se a paisagem emoldurada pelas arestas do volume em um espaço que é, ao mesmo tempo, exterior e interior. Os ambientes localizados nesse nível são a sala de estar, de jantar, o terraço e finalmente a cozinha como um espaço envolto pelos muros de concreto e com vista também para o horizonte. 

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati

Por fim, no volume branco encontra-se a área privada. No nível intermediário, além do acesso principal, está o dormitório principal e um dormitório para o filho. No nível inferior estão dois dormitórios, o estar familiar, dois pátios e a área de serviço. Estes espaços mais íntimos e domésticos são fechados ao exterior, abrindo-se para os pátios interiores os quais introduzem luz e vinculam espaços semi-enterrados com o céu e a natureza exterior. Além disso, nesse nível, cria-se uma segunda entrada através de um pátio com um percurso íntimo para a área privada. 

© Renzo Rebagliati
© Renzo Rebagliati
Cita: "Residência Praia Escondida / SOMA Lima" [Casa Playa Escondida / SOMA Lima] 20 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887174/residencia-praia-escondida-soma-lima> ISSN 0719-8906