Residência Praia Escondida / SOMA Lima

Residência Praia Escondida / SOMA Lima - Mais Imagens+ 26

Punta Negra, Peru
  • Arquitetos: SOMA Lima; SOMA Lima
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  312
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Renzo Rebagliati
  • Arquitetos Responsáveis: Daniela Chong, Daniella Suazo e Andrea Silva
  • Cidade: Punta Negra
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
© Renzo Rebagliati

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência se desenvolve em um terreno inclinado com uma área construída de 312 m2, projetada em três níveis. Devido aos requerimentos da família e o programa extenso, o projeto procura maximizar os espaços dentro do terreno criando lugares para as atividades cotidianas sem descuidar da qualidade espacial interior e suas relações com o exterior e a paisagem. 

Planta - Primeiro Nivel
© Renzo Rebagliati

Com o projeto, procurou-se criar uma indagação volumétrica. A residência é desenvolvida em dois volumes diferenciados programaticamente com diferentes materiais. Por um lado, temos um volume de concreto aparente onde se desenvolve toda a área social (sala de estar, jantar, cozinha, entrada, escada). Este é um volume fechado que abre-se unicamente às vistas da praia. Além disso, nesse volume criou-se uma marcação feita pelas próprias fôrmas do concreto. Por outro lado, o programa privado (dormitórios, sala de estar) encontra-se nos níveis inferiores, trabalhando no volume branco com uma composição de fachada aberta para as vistas à praia.

Planta - Segundo Nivel

A entrada principal está localizada em um nível intermediário desde a rua posterior. Ao entrar na moradia, o usuário encontra duas escadas que conduzem à área íntima no nível inferior ou à área social no nível superior. Esta é a área de intersecção entre ambos volumes programáticos.

© Renzo Rebagliati

A área social está contida no volume de concreto aparente o qual parte desde o segundo pavimento evidenciando a circulação principal para o exterior. Chegando ao terceiro nível, encontra-se a paisagem emoldurada pelas arestas do volume em um espaço que é, ao mesmo tempo, exterior e interior. Os ambientes localizados nesse nível são a sala de estar, de jantar, o terraço e finalmente a cozinha como um espaço envolto pelos muros de concreto e com vista também para o horizonte. 

© Renzo Rebagliati

Por fim, no volume branco encontra-se a área privada. No nível intermediário, além do acesso principal, está o dormitório principal e um dormitório para o filho. No nível inferior estão dois dormitórios, o estar familiar, dois pátios e a área de serviço. Estes espaços mais íntimos e domésticos são fechados ao exterior, abrindo-se para os pátios interiores os quais introduzem luz e vinculam espaços semi-enterrados com o céu e a natureza exterior. Além disso, nesse nível, cria-se uma segunda entrada através de um pátio com um percurso íntimo para a área privada. 

© Renzo Rebagliati

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Praia Escondida / SOMA Lima" [Casa Playa Escondida / SOMA Lima] 20 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887174/residencia-praia-escondida-soma-lima> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.