O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos
  6. 2017
  7. RESIDÊNCIA_IA / LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos

RESIDÊNCIA_IA / LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos

  • 11:00 - 16 Janeiro, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
RESIDÊNCIA_IA / LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos
© Raúl del Valle
© Raúl del Valle

© Raúl del Valle © Raúl del Valle © Raúl del Valle © Raúl del Valle + 19

  • Construção, Estrutura, Topografia

    David Landínez González-Valcárcel, Mónica González Rey
  • Colaboradores

    Ana Alfonso Corzo
  • Construtora Principal

    URIEL y del VALLE, SL
  • Mais informações Menos informações
RESIDÊNCIA_IA / LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos, © Raúl del Valle
© Raúl del Valle

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado numa área residencial de residências unifamiliares que estão dispostas no atual limite entre Pozuelo de Alarcón e Aravaca, em um terreno de aproximadamente 600 m2 com acesso desde as duas ruas que, em paralelo, definem os lados leste e oeste da quadra na qual está situado. Nesse terreno, de forma irregular e de disposição levemente longitudinal, a edificação é disposta de forma compacta, sob o cumprimento de uma premissa e condicionante de partida por parte da propriedade: não interromper a continuidade do espaço livre exterior que se desenvolve de rua a rua, determinando assim a orientação da moradia e sua relação com o exterior. A residência IA, sem possibilidade de horizonte, traça os limites do seu espaço doméstico nos muros que contém o terreno, apenas 3 metros ao norte e 11 ao sul, na continuidade. 

© Raúl del Valle
© Raúl del Valle
Plantas
Plantas
© Raúl del Valle
© Raúl del Valle

Entretanto, ao leste e oeste é a própria moradia que participa de tal fechamento perimetral, tanto no seu acesso desde a rua como a oeste, dispondo de uma área exterior coberta. Ela alcança em ambos casos essa delimitação desde sua estrutura portante de vigas e muros de concreto. Assim, esses elementos participam como envolventes e umbral mesclando-se com tijolos cerâmicos manuais, servindo também para organizar a disposição espacial. Cômodos que abrigam as estâncias de serviço do pavimento inferior se tornam, dessa forma, umbrais, mas também suporte e fundação do volume superior conformado através de fechamentos de concreto, dessa vez brancos e pré-fabricados, que contem os dormitórios e o espaço para jogos e estudo. 

© Raúl del Valle
© Raúl del Valle

Os espaços inferiores possuem fechamentos de aço, tornando-os permanentemente ventilados. Por um lado, as camadas de tijolo manual, segundo sua instalação tradicional, projetam-se sempre como telas confinadas entre a laje e vigas estruturais de concreto. Por outro lado, os painéis de tijolo esmaltado em branco são construídos também de acordo com a profundidade e, neste caso, configurando volumes direcionados segundo determina a geometria de posição de cada peça.

Cortes e Fachadas
Cortes e Fachadas

Construções reforçadas sem barreiras são liberadas da estrutura portante. Duas formas de construir essas estruturas, sempre tijolo e argamassa. Duas maneiras de conformá-las e de responder a forma estrutural. E assim, um volume alçado sobre tais molduras de concreto in-situ, posicionadas na conexão da casa com o exterior e o perímetro, e disposto como prisma trabalhado em branco, um volume de dormitórios feito em concreto pré-fabricado complementado com paredes de alvenaria, igualmente brancas. Duas formas de construir a cor, duas formas de moldar o volume. É estabelecido assim uma polarização da moradia em suas relações interior-exterior: transversais em seu vínculo com o entorno e de continuidade longitudinal nas suas circulações e relações visuais interiores: opomos, dessa forma, geometria à topologia, construção à escala, continuidade ao tempo. 

© Raúl del Valle
© Raúl del Valle
Cita: "RESIDÊNCIA_IA / LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos" [IA_HOUSE / LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos] 16 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886996/residencia-ia-landinez-plus-rey-equipo-l2g-arquitectos> ISSN 0719-8906