RESIDÊNCIA_IA / LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos

© Raúl del Valle

RESIDÊNCIA_IA / LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos - Mais Imagens+ 14

Pozuelo de Alarcón, Espanha
  • Arquitetos: LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos; LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Raúl del Valle
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DANOSA, Daikin, LAGUNA GARRIDO, La Paloma cerámicas, Prefabricados EIROS
  • Construção, Estrutura, Topografia: David Landínez González-Valcárcel, Mónica González Rey
  • Colaboradores: Ana Alfonso Corzo
  • Construtora Principal: URIEL y del VALLE, SL
  • Arquitetos Responsáveis: David Landínez González-Valcárcel, Mónica González Rey
  • Cidade: Pozuelo de Alarcón
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado numa área residencial de residências unifamiliares que estão dispostas no atual limite entre Pozuelo de Alarcón e Aravaca, em um terreno de aproximadamente 600 m2 com acesso desde as duas ruas que, em paralelo, definem os lados leste e oeste da quadra na qual está situado. Nesse terreno, de forma irregular e de disposição levemente longitudinal, a edificação é disposta de forma compacta, sob o cumprimento de uma premissa e condicionante de partida por parte da propriedade: não interromper a continuidade do espaço livre exterior que se desenvolve de rua a rua, determinando assim a orientação da moradia e sua relação com o exterior. A residência IA, sem possibilidade de horizonte, traça os limites do seu espaço doméstico nos muros que contém o terreno, apenas 3 metros ao norte e 11 ao sul, na continuidade. 

© Raúl del Valle
Plantas
© Raúl del Valle

Entretanto, ao leste e oeste é a própria moradia que participa de tal fechamento perimetral, tanto no seu acesso desde a rua como a oeste, dispondo de uma área exterior coberta. Ela alcança em ambos casos essa delimitação desde sua estrutura portante de vigas e muros de concreto. Assim, esses elementos participam como envolventes e umbral mesclando-se com tijolos cerâmicos manuais, servindo também para organizar a disposição espacial. Cômodos que abrigam as estâncias de serviço do pavimento inferior se tornam, dessa forma, umbrais, mas também suporte e fundação do volume superior conformado através de fechamentos de concreto, dessa vez brancos e pré-fabricados, que contem os dormitórios e o espaço para jogos e estudo. 

© Raúl del Valle

Os espaços inferiores possuem fechamentos de aço, tornando-os permanentemente ventilados. Por um lado, as camadas de tijolo manual, segundo sua instalação tradicional, projetam-se sempre como telas confinadas entre a laje e vigas estruturais de concreto. Por outro lado, os painéis de tijolo esmaltado em branco são construídos também de acordo com a profundidade e, neste caso, configurando volumes direcionados segundo determina a geometria de posição de cada peça.

Cortes e Fachadas

Construções reforçadas sem barreiras são liberadas da estrutura portante. Duas formas de construir essas estruturas, sempre tijolo e argamassa. Duas maneiras de conformá-las e de responder a forma estrutural. E assim, um volume alçado sobre tais molduras de concreto in-situ, posicionadas na conexão da casa com o exterior e o perímetro, e disposto como prisma trabalhado em branco, um volume de dormitórios feito em concreto pré-fabricado complementado com paredes de alvenaria, igualmente brancas. Duas formas de construir a cor, duas formas de moldar o volume. É estabelecido assim uma polarização da moradia em suas relações interior-exterior: transversais em seu vínculo com o entorno e de continuidade longitudinal nas suas circulações e relações visuais interiores: opomos, dessa forma, geometria à topologia, construção à escala, continuidade ao tempo. 

© Raúl del Valle

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "RESIDÊNCIA_IA / LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos" [IA_HOUSE / LANDÍNEZ+REY | equipo L2G arquitectos] 16 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886996/residencia-ia-landinez-plus-rey-equipo-l2g-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.