O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Vinícola
  4. Rússia
  5. Kleinewelt Architekten
  6. 2017
  7. Vinícola Gai-Kodzor / Kleinewelt Architekten

Vinícola Gai-Kodzor / Kleinewelt Architekten

  • 17:00 - 15 Janeiro, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Vinícola Gai-Kodzor / Kleinewelt Architekten
Vinícola Gai-Kodzor / Kleinewelt Architekten, © Ilya Ivanov
© Ilya Ivanov

© Ilya Ivanov © Ilya Ivanov © Ilya Ivanov © Ilya Ivanov + 32

  • Arquitetos

  • Localização

    Yuzhnaya Ulitsa, Gaikodzor, Krasnodarskiy kray, Rússia
  • Arquitetos Responsáveis

    Nikolai Pereslegin, Sergei Pereslegin, Georgy Trofimov (architects, partners of Kleinewelt Architekten); Maria Zubkova; Oksana Novoskoltseva; Ksenia Vorobyeva
  • Área

    1500.0 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Ilya Ivanov
© Ilya Ivanov

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do grupo Kleinewelt Architekten para a vinícola Gai-Kodzor, em Krasnodarsky Krai na Rússia foi finalizado. O complexo multifuncional de 1500 m² está localizado no caminho entre Anapa e Novorossiysk, a 5km da costa na região mais ensolarada do país. Além de ser um lugar de produção, o projeto combina um museu, um espaço educativo e espaços de lazer e entretenimento, sendo inovador em sua abordagem. 

© Ilya Ivanov
© Ilya Ivanov

As produtoras tradicionais de países como Espanha, França e Itália já vêm usando da arquitetura como um atrativo para suas Vinícolas.  Estes projetos são normalmente assinados por famosos arquitetos como Frank Gehry, Norman Foster, Santiago Calatrava, Renzo Piano, Richard Rogers, Christian de Portzamparc e também pelos ganhadores mais recentes do prêmio Pritzker, RCR Architects. É importante observar que, com exceção de alguns casos, estes projetos não tendem a promover os arquitetos, mas sim se esforçam para destacar o cenário circundante de estaleiros de vinhos e práticas de produção locais. Com o tempo, as vinícolas foram sendo complementadas por museus, mini-hotéis e espaços de entretenimento. A  equipe do Kleinewelt Architekten decidiu por envolver todas as funções típicas de um serviço público: "O vinho Gai-Kodzor é servido em qualquer restaurante da região, então foi necessário pensar em alguma ideia para atrair visitantes", discorre Nikolai Pereslegin. "Não é somente uma vinícola, mas sim um centro cultural com espaços para aulas, café, deck e futuramente um pequeno hotel. Uma abordagem tão versátil não é usual na Europa, e muito menos na Rússia." 

© Ilya Ivanov
© Ilya Ivanov

Ao mesmo tempo, preocupados em manter as boas tradições Europeias, a vinícola está integrada ao seu entorno natural: "Uma das coisas mais importantes era valorizar a estrutura geológica formada aqui", como comenta Georgy Trofimov. "A paisagem natural requer tanta atenção quanto o meio construído, algumas vezes até mais". Dessa forma, o projeto da vinícola  Gai-Kodzor funciona como uma espécie de moldura da paisagem natural, a partir de sua estrutura. Como resultado, os pavilhões no topo da montanha se destacam, enquanto vão sendo suavemente dissolvidos na paisagem. Isto é ainda mais ressaltado se se leva em conta que os autores resolveram construir uma estrutura onde o concreto exposto é usado tanto como material de acabamento como de suporte de carga. O edifício resultante é "verde" em todos os sentidos.

© Ilya Ivanov
© Ilya Ivanov

Além de estarem em harmonia com seu entorno, o complexo tem um oásis no centro, composto por uma rara flora que serviu de inspiração para a decoração e ornamentação. "As uvas desfrutam de condições favoráveis em Gai-Kodzor, por existirem poucas espécies diferentes em seu local", explica Nikolai. "Levantamos as flores do entorno e integramos seus padrões ao revestimento de aço cortem. Esse padrão de ornamentos será utilizado nas paredes do pavilhão. Gai-Kodzor é o lugar na Rússia onde temos a maior temporada de sol, então decidimos usar isso como partido e aproveitar da dinâmica de luzes e sombras no interior."

© Ilya Ivanov
© Ilya Ivanov
© Ilya Ivanov
© Ilya Ivanov

O projeto da vinícola atende a todos os requerimentos da arquitetura sustentável: geradores eólicos, baterias solares, e outras tecnologias ajudam a poupar energia. O novo edifício é um tipo de um museu tanto de inovação quanto de técnicas tradicionais. Cada ambiente é destinado a um tipo diferente de vinho: "Ao circular pela vinícola, é possível entender o processo como um todo", promete Sergei Pereslegin. "O edifício já esta com os equipamentos instalados e parece fantástico". 

© Ilya Ivanov
© Ilya Ivanov

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Kleinewelt Architekten
Escritório
Cita: "Vinícola Gai-Kodzor / Kleinewelt Architekten" [Gai-Kodzor Winery / Kleinewelt Architekten] 15 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886986/vinicola-gai-kodzor-kleinewelt-architekten> ISSN 0719-8906