Casa VMS / Marcos Miguelez

Casa VMS / Marcos Miguelez - Imagem 2 de 24Casa VMS / Marcos Miguelez - Imagem 3 de 24Casa VMS / Marcos Miguelez - Imagem 4 de 24Casa VMS / Marcos Miguelez - Imagem 5 de 24Casa VMS / Marcos Miguelez - Mais Imagens+ 19

León, Espanha
  • Arquitetos: Marcos Miguelez
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluminios y Reformas Casares, Electricidad Rodríguez Blanco, Impermitec, Piedra Porriño, Porcelanosa Grupo, Renerbi, Soluciones Avanzadas del Metal
  • Arquiteto Responsável: Enrique Serrano Daroca
  • Arquiteto Colaborador: Alejandro Mikros
  • Cidade: León
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa VMS / Marcos Miguelez - Imagem 6 de 24
© Antonio Vázquez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em um terreno triangular nos arredores de uma pequena cidade da Espanha, a casa é cercada por edifícios e terrenos de uso misto. De um lado o lote é limitado por um pequeno pomar de árvores frutíferas, do outro por uma pequena estrada de terra,e pela frente pela rua principal. 

Casa VMS / Marcos Miguelez - Imagem 8 de 24
© Antonio Vázquez

O edifício se apresenta como um corpo sólido construído em pedra e adaptado ao formato do lote. Um pequeno volume se apoia sobre o maior, formando um mezanino interno à casa. O projeto reinterpreta a essência das construções tradicionais de paredes de pedras grossas e usa sua força para proteger o espaço doméstico. 

Casa VMS / Marcos Miguelez - Imagem 4 de 24
© Antonio Vázquez

A distribuição interior permite ao morador viver de acordo com o ciclo natural do sol: dormitórios abertos para o sol da manhã; janelas altas na fachada sul desvendam a paisagem natural na cozinha, sala de jantar e sala de estudo;  aberturas verticais na parte oeste levam o anoitecer para dentro da casa. Os acessos acontecem na fachada norte, bem como programas como os depósitos, garagem e alguns serviços, que auxiliam a amortecer o calor incidente para dentro da casa. 

Casa VMS / Marcos Miguelez - Imagem 3 de 24
© Antonio Vázquez
Planta - Térreo
Casa VMS / Marcos Miguelez - Imagem 13 de 24
© Antonio Vázquez

Espaços de estar são articulados a partir do mezanino, provendo uma série de camadas que transitam do uso social até o mais íntimo. Uma escada flutuante dá acesso ao nível da biblioteca. Uma abertura no canto Sudeste tem vista para a cobertura verde, que auxilia na proteção térmica do térreo.

Casa VMS / Marcos Miguelez - Imagem 11 de 24
© Antonio Vázquez

A estrutura leve de aço permite uma planta livre e conexões visuais. Espaços técnicos foram posicionados abaixo da laje do piso térreo, separando as áreas técnicas das atividades do dia a dia. 

Originalmente publicado em Janeiro 14, 2018

Casa VMS / Marcos Miguelez - Imagem 9 de 24
© Antonio Vázquez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VMS / Marcos Miguelez" [VMS House / Marcos Miguelez] 29 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886853/casa-vms-marcos-miguelez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.