Casa em São João de Ovar / Nelson Resende

Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Imagem 2 de 58Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - FachadaCasa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Porta, FachadaCasa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Imagem 4 de 58Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Mais Imagens+ 53

São João, Portugal
  • Arquitetos: Nelson Resende; Nelson Resende
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  244
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno em causa tem uma área de 500,00 m2 e confronta a Norte e Poente com arruamentos de acesso, tendo a Nascente e Sul dois lotes como confrontantes.

Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Fachada
© João Morgado

A sua localização apresenta boas condições de exposição solar, assim como a configuração rectangular permite manter uma proporção capaz de acolher um programa de tipologia tipo T3, como pretendido.

Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Fachada
© João Morgado

O projeto, enquadrado pelas condicionantes legais, nomeadamente os índices de construção, volumetria e afastamentos, procura responder de forma adequada ao programa, desenvolvendo-se para o efeito uma volumetria de dois pisos, com um programa maioritariamente de uso público no rés-do-chão e de uso predominantemente privado no piso superior.

Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Imagem 4 de 58
© João Morgado

No rés-do-chão estão localizados os vários espaços de serviço de apoio à habitação como a lavandaria, cozinha e arrumos, juntamente com os espaços de acesso principal, distribuição horizontal e vertical, sala de uso comum, para refeições e de estar, uma instalação sanitária e também um escritório. Quanto ao primeiro andar, a par da introdução dos espaços de distribuição vertical e horizontal, circunscritos a uma escada e um átrio, existe a localização de uma instalação sanitária e dois quartos de dormir e um terceiro quarto com uma zona de vestiário e instalação sanitária privativa.

Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Janela
© João Morgado

Tanto no piso inferior como no superior, os espaços de utilização principal têm áreas exteriores de apoio (esplanadas de apoio à sala e cozinha, pátio de apoio à lavandaria, varandas de apoio aos quartos), integrados não só na construção em si mesma como nos espaços exteriores tratados, com jardim e muros de vedação.

Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Fachada
© João Morgado

O espaço de garagem, é desenhado também de forma mais flexível, podendo ser apropriado como sala ou espaço polivalente já que não só se abre para o acesso exterior automóvel como também para o jardim.

Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Imagem 32 de 58
© João Morgado

A habitação apresenta igualmente uma certa diferenciação na forma como interage com a envolvente próxima, mantendo poucas aberturas e mais controladas para Norte, junto aos acessos, fechando maioritariamente a Nascente, espaço de acesso pedonal e automóvel, orientando essencialmente os quartos e sala/cozinha para Poente e no piso inferior também a sala e escritório para Sul.

Planta
Planta

Os espaços exteriores cobertos ou semi-cobertos como as varandas dos quartos ou da sala/cozinha permitem ampliar os espaços interiores e introduzir momentos de maior relação entre interior e exterior, potenciando a utilização plena não só dos espaços construídos como dos espaços exteriores adjacentes.

Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Iluminação, Fachada
© João Morgado

A vedação é executada com umas lâminas em chapa de aço corten que permitem manter uma imagem cuidada e cujo resultado formal é quase só a transposição da resultante construtiva, o que aliás impera também na forma como a habitação se constrói e se mostra, crua e aparentemente despida de qualquer intenção de procurar a beleza para além daquilo que a construção pode dar.

Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Fachada
© João Morgado

Quanto aos materiais de acabamento da construção proposta, prevê-se a utilização de uma estrutura de betão armado, com alguns paramentos exteriores em betão aparente, sendo que se propõe o revestimento do piso inferior com painéis viroc, quer pelo exterior como pelo interior, nas paredes, com um piso em microcimento e após a cinta de betão aparente entre pisos, a utilização do sistema capoto com paredes rebocadas e pintadas em branco pelo exterior e um revestimento com contraplacado de madeira pelo interior e um pavimento em soalho de madeira.

Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Imagem 25 de 58
© João Morgado

Esta propositada diferenciação entre pisos ajuda a criar atmosferas distintas, quer se trate do espaço de uso comum, mais formal, neutro e simultaneamente flexível, quer se trate dos espaços de uso privado, mais quentes, confortáveis e próximos de uma apropriação mais pessoal – a forma como se materializam, sendo comum, apesar da paleta de materiais diferente, confere, contudo, uma identidade que assume uma certa austeridade formal, vista quase como despretensão de desenho.

Casa em São João de Ovar  / Nelson Resende - Imagem 39 de 58
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em São João de Ovar / Nelson Resende" 18 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886842/casa-em-sao-joao-de-ovar-nelson-resende> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.