CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira

CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 2 de 29CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 3 de 29CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 4 de 29CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 5 de 29CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Mais Imagens+ 24

Marco de Canaveses, Portugal
  • Arquitetos: 3r Ernesto Pereira
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Investwood, Ofa, Saint-Gobain
  • Arquiteto Responsável: Ernesto Pereira
  • Equipe: Tiago Pedrosa Martins, Daniela Leitão
  • Construção E Coordenação: 3r Ernesto Pereira
  • Equipe De Construção: Helder Moreira, Joaquim Linhares, José Rocha, Maria José Pereira, Joaquim Pinto, Rui Silva, Bruno Moreira, Marco Silva
  • Cidade: Marco de Canaveses
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 25 de 29
© João Morgado

“(…) um arrojado prazer de sensações onde o improvável acontece e a Magia floresce!” - palavras da cliente Alexandra Ferreira.

CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 26 de 29
© João Morgado

Olhando para este projeto, é de fato a experiência sensorial a que mais se destaca à medida que o pensamos, percorremos e vivemos.

CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 11 de 29
© João Morgado
CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 28 de 29
Planta
CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 10 de 29
© João Morgado

Um projeto que nasce claramente do lugar, um pedaço de terra envolto em castanheiros, incrivelmente rasgado na montanha, ladeado por um curso de água que desce colina abaixo e uma vista longínqua da outra margem do vale perfeitamente enquadrada na vegetação.

CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 3 de 29
© João Morgado

Foi este cenário bucólico que deu corpo a uma obra que não se quer impor à natureza, mas pelo contrário fundir-se, esconder-se e transformar-se com ela. Assim nasce o conceito “Cloaked House”.

CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 19 de 29
© João Morgado
CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 27 de 29
Axonométrica

É nesta lógica que a casa pousa pontualmente no terreno e se “desvia” das árvores existentes, assumindo uma atitude de leveza e preservação da natureza já existente. As duas lâminas, de cobertura e piso, abrem para a paisagem e rasgam sempre que encontram uma árvore. Desse processo resultam pátios, os quais introduzem dinâmica e movimento a uma casa pautada por um ritmo bem definido na métrica dos pilares, de madeira, que sustentam a cobertura ajardinada. O restante é transparência. É vidro, só isso fazia sentido neste cenário.

CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 8 de 29
© João Morgado

No verão a folhagem densa das árvores “encobre” toda a casa tornando-a quase imperceptível, ao mesmo tempo que protege o seu interior do sol intenso que se faz sentir nesta zona. No inverno as árvores de folha caduca deixam cair as suas folhas, permitindo que a entrada do sol rasante aqueça o interior da casa e que esta se exiba um pouco mais entre os galhos secos remanescentes.

CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 29 de 29
Corte
CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 21 de 29
© João Morgado

Estar dentro ou fora, viver na floresta ou com a floresta, exposto ou em comunhão, um projeto distinto, difícil de explicar mas que dá vontade de viver.

CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira - Imagem 12 de 29
© João Morgado

Originalmente publicado em Janeiro 16, 2018. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira" [CloakedHouse / 3r Ernesto Pereira] 06 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886769/cloakedhouse-3r-ernesto-pereira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.