Varanda Bar Hirá Izakaya / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design

Varanda Bar Hirá Izakaya / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design - MesaVaranda Bar Hirá Izakaya / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design - JanelaVaranda Bar Hirá Izakaya / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design - Madeira, Iluminação, TerraçoVaranda Bar Hirá Izakaya / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design - Mais Imagens+ 9

  • Cliente: Hirá Ramen Izakaya
  • Arquiteto Responsável: Guilherme Ortenblad
  • Equipe: Guilherme Ortenblad, Kathleen Chiang, Mariane Takahashi Christovam, Ana Carolina de Lima, Rosa Clara Alves, Bruno Spinardi, Karin Kussaba, Vagner Santos Leite, Jaqueline Silva dos Santos, Mariana Poli Gortan
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Varanda Bar Hirá Izakaya / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design - Mesa
© Sissy Eiko

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando os proprietários do Hirá Ramen Izakaya nos procuraram, buscavam uma solução para o espaço ocioso da área externa na fachada do restaurante. Izakayas são uma espécie de bar japonês que tem se popularizado em São Paulo. Normalmente são servidos petiscos para comer enquanto se bebe saquê, shochu, cervejas e, no caso do Hirá, drinks elaborados.

Segundo os donos, os drinks eram importantes na proposta do lugar e no modelo de negócio e, portanto, pretendiam investir no aumento das vendas desse item do cardápio. Somado a isso, havia a questão da fila de espera. Enquanto as pessoas esperavam vagar uma mesa dentro do restaurante não havia um local adequado ou atrativo para aguardar confortavelmente do lado de fora.

Isométrica

A solução proposta pelo Zoom foi um espaço de convivência na área externa do restaurante. Esse espaço é composto pelo mobiliário de madeira, pensado em módulos de três tamanhos e que podem ser combinados de várias formas. Isso permite flexibilidade no layout do espaço, que pode ser adaptado conforme a necessidade ou conforme o gosto dos clientes. Para contribuir com essa flexibilidade, o mobiliário é leve e pode ser facilmente manuseado.

A liberdade de compor o próprio layout gera situações diversas, desde momentos de reunião até momentos de mais privacidade. Você pode juntar alguns módulos pequenos e sentar de frente para jogar conversa fora com os amigos ou sentar lado ao lado no módulo médio.

A solução proposta torna a fachada do restaurante mais ativa, melhorando a interface entre o estabelecimento e a rua. Uma intervenção em que todos ganham, tanto o cliente, com um espaço interessante, quanto a rua e a cidade, que se tornam mais animadas e dinâmicas. A nova área externa também contribui para atrair os olhares de quem passa na calçada - uma das vantagens do comércio de rua - atraindo novos clientes.

Através desse novo ambiente, pudemos transformar a experiência da espera de forma positiva, pois as pessoas podem aguardar mais confortavelmente. Além disso, o mobiliário proporcionou um aumento da capacidade do restaurante, já que os clientes podem aguardar por uma mesa enquanto tomam um drink e petiscam algo.

Varanda Bar Hirá Izakaya / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design - Mesa, Janela
© Sissy Eiko

O espaço trouxe até mesmo resultados surpreendentes. De acordo com os proprietários, muitas pessoas até preferem continuar no local de espera ao invés de mudar para o ambiente interno quando vaga uma mesa. Inclusive, houve até um caso de uma comemoração cujo aniversariante optou por reservar o espaço externo. Isso mostra o impacto positivo do projeto e como isso pode ajudar não só o comércio de rua como todo seu entorno.

Um detalhe especial nesse projeto é que o mobiliário, além de projetado, foi executado pelo Zoom, em nossa oficina de prototipagem, o Parklab. Uma forma que encontramos de experimentar novas soluções e executar nossos projetos com o controle e rigor que desejamos.

Varanda Bar Hirá Izakaya / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design - Madeira, Iluminação, Terraço
© Sissy Eiko

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Varanda Bar Hirá Izakaya / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design" 06 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886453/varanda-bar-hira-izakaya-zoom-urbanismo-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.