O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Estados Unidos
  5. Dan Brunn Architecture
  6. 2016
  7. Residência Hide Out / Dan Brunn Architecture

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Residência Hide Out / Dan Brunn Architecture

  • 11:00 - 5 Janeiro, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Residência Hide Out / Dan Brunn Architecture
Residência Hide Out / Dan Brunn Architecture, © Brandon Shigeta
© Brandon Shigeta

© Brandon Shigeta © Brandon Shigeta © Brandon Shigeta © Brandon Shigeta + 15

© Brandon Shigeta
© Brandon Shigeta

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência da Família Janss, uma casa de 334 m², cujo projeto é atribuído ao arquiteto Frank Ghery e que se tornou referência no cenário artístico de Los Angeles nas décadas de 1970 e 1980, foi reformada pelo arquiteto norte americano Dan Brunn, do Dan Brunn Architeture. Sua intervenção foi marcada por sua linguagem minimalista ao incorporar pequenos detalhes do projeto original. O primeiro piso foi totalmente esvaziado para criar uma planta livre que pudesse acomodar, além dos espaços domésticos, um espaço de trabalho para o dono, o artista James Jean. O espaço interno foi organizado envolta de uma grande abertura zenital retangular e novas janelas foram adicionadas para trazer mais iluminação natural para a cozinha e áreas de estar. O arquiteto criou um painel ondulado para a parede da escada utilizando madeira. Este e os outros materiais empregados no projeto novo se relacionam aos do projeto original como o concreto e o vidro, criando um vínculo com as formas e materialidade usadas originalmente por Gehry.

© Brandon Shigeta
© Brandon Shigeta

Com um acabamento em escamas de cobre a entrada da casa recebe os visitantes e prepara para adentrar em um ambiente com painéis verticais brancos, planos de concreto e alguns detalhes em madeira de nogueira. Antes da grande sala de estar, o visitante é surpreendido por um painel de madeira nogueira que conforma parte da escada e direciona até a sala de estar. As ondas do painel são uma homenagem ao arquiteto Frank Gehry e ao artista residente, Jean, que  trabalha com arabescos em sua produção artística. Feita artesanalmente, a escada expõe a verticalidade do ambiente, indicando este fluxo. Sua forma captura a luz do dia, acentuando os tons dourados da madeira, enquanto as lâminas valorizam o movimento de luz e sombra. Os planos se modificam de acordo com o fluxo da escada, criando uma variedade de experiências ao descer e subir. 

© Brandon Shigeta
© Brandon Shigeta
Plantas
Plantas
© Brandon Shigeta
© Brandon Shigeta

O arquiteto Dan Brunn sugere uma sensação de abertura e continuidade no percurso até o segundo pavimento. Este ambiente é configurado como uma galeria para as obras do morador e é demarcado pela claraboia retangular, um importante detalhe arquitetônico do projeto original de Gehry, permanece como um elemento fundamental. Brunn decide por envolvê-la com um tecido que potencializa o brilho da abertura, além de inserir uma série de lâmpadas LED para acompanhá-la, juntos esses detalhes colaboram para criar uma ambiência no espaço. Durante a tarde, este brilho do teto transforma o ambiente interno a partir de diferentes cores. 

© Brandon Shigeta
© Brandon Shigeta

O mobiliário define os espaços internos se aproveitando da planta livre, provendo espaços confortáveis para estar, ao mesmo tempo que permite a arte como objeto central. Um tapete de cor de carvão marca a área de estar acompanhado de um sofá italiano, prateleiras e poltronas desenhadas por Jean Prouvé na década de 1930. A mesa de centro em madeira foi feita sob medida e com técnicas da marcenaria tradicional japonesa e funciona como uma contrapartida às linhas de uma tela de autoria do morador, Jean, que compõe o ambiente. 

© Brandon Shigeta
© Brandon Shigeta
Cortes
Cortes
© Brandon Shigeta
© Brandon Shigeta

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Residência Hide Out / Dan Brunn Architecture" [Hide Out / Dan Brunn Architecture] 05 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886331/residencia-hide-out-dan-brunn-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.