Casa VB / Nicolás Sica Palermo

Casa VB / Nicolás Sica Palermo

Casa VB  / Nicolás Sica Palermo - Mesa, Janela, Cadeira, Viga, TerraçoCasa VB  / Nicolás Sica Palermo - Mesa, JanelaCasa VB  / Nicolás Sica Palermo - Cadeira, Jardim, Pátio, AidoCasa VB  / Nicolás Sica Palermo - Madeira, Mesa, VigaCasa VB  / Nicolás Sica Palermo - Mais Imagens+ 43

Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos: Nicolás Sica Palermo; Nicolás Sica Palermo
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Beaulieu, Deca, Electrolux, Fire Design, Fujitsu, Móveis Bela Arte, Newline, Portinari, Prime, Puerto Parrilla, RS Funilaria, Vulcana Stone, WM Marcenaria
  • Architect In Charge: Nicolás Sica Palermo
  • Engenharia: Eng. Gustavo Velasco
  • Paisagismo: Roberta Velasco
  • Desenhos: Júlia Scomazzon Zorrer
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa VB  / Nicolás Sica Palermo - Mesa, Janela, Cadeira, Viga, Terraço
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os interiores projetados são basicamente a reformulação de uma casa de condomínio desenhada nos anos 80, na qual os espaços eram excessivamente compartimentados e de pouca integração com os pátios circundantes.

Casa VB  / Nicolás Sica Palermo - Mesa, Sofá, Viga, Janela, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Localizada em um bairro nobre de Porto Alegre, a casa tem vãos estruturais variados e pés direitos excessivamente baixos, além de diferentes alturas de vigas dentro dos mesmos espaços.

Casa VB  / Nicolás Sica Palermo - Mesa, Cadeira, Bancada, Viga
© Marcelo Donadussi

Dentro dessas condicionantes, os proprietários, um jovem casal com dois filhos pequenos, buscavam ambientes fluídos, continuidade espacial entre interiores e exteriores e integração entre estar, jantar e cozinha. Do ponto de vista material, desde o início da concepção houve uma forte tendência na direção do uso de madeira e texturas de concreto que compusessem uma atmosfera moderna de linhas sóbrias, ao mesmo tempo que cálida e convidativa.

Casa VB  / Nicolás Sica Palermo - Mesa, Bancada, Viga, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Para que fosse possível alcançar essas qualidades, foi fundamental estabelecer delimitações entre zonas servidoras e zonas servidas, ou seja, separar claramente os ambientes de convívio e lazer dos espaços com funções de serviço, como depósito, copa e lavanderia.

Planta
Conceito

A materialização do ambiente principal em um único espaço fluído integrado ao exterior se deu por intermédio de três estratégias: eliminação de espaço gourmet com churrasqueira pré-existente, abertura de duas portas onde haviam duas janelas na parede noroeste (lateral) e a colocação de porta de vidro corrediça com possibilidade de abertura total do vão na parede nordeste (fundos).

Casa VB  / Nicolás Sica Palermo - Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi

No espaço central da planta térrea fica a conexão entre o estar e jantar e a cozinha. Posicionados frente a frente, a cozinha e as duas portas que se abrem para o pátio lateral definem um eixo transversal com relação ao ambiente principal que atravessa toda a casa. Marcando esse eixo, foi colocada um forro em ripados de madeira dá caráter ao espaço. A estrutura oculta as irregularidades da laje superior, ao mesmo tempo que quebra a excessiva profundidade da dimensão frente-fundos da casa, deixando o espaço com escala e materialidade mais aconchegantes.

Casa VB  / Nicolás Sica Palermo - Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, Pátio
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VB / Nicolás Sica Palermo" 02 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886115/casa-vb-nicolas-sica-palermo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.